Ouvindo...

Produção de veículos no Brasil cresce 5,2% em agosto, maior patamar desde outubro de 2019

Em relação às vendas, o setor registrou o melhor desempenho do ano, com 10,8 mil unidades vendidas por dia

O setor automobilístico registrou em agosto a melhor produção desde outubro de 2019, com 260 mil veículos produzidos, alta de 5,2% em relação a julho.

Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (5) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) durante coletiva de imprensa na sede da entidade, em Brasília.

Em relação às vendas, o setor registrou o melhor desempenho do ano, com 10,8 mil unidades vendidas por dia. Na comparação com o mês de 2023, houve um crescimento de 19,5%.

Leia também

As exportações de veículos diminuíram. Foram 38,2 mil unidades destinadas ao mercado internacional em agosto. Apesar da retração, o volume ainda é o segundo maior do ano, atrás apenas de julho, que registrou 39,1 mil veículos exportados.

Já as importações se mantiveram no mesmo patamar de julho, com 41 mil veículos importados vendidos no Brasil. A Anfavea destaca que as importações representam 17,2% do mercado interno, impulsionadas principalmente por produtos chineses.

Durante a coletiva, o presidente da Anfavea, Márcio Lima, também entregou ao vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), um estudo que estima que, até 2030, as vendas de veículos híbridos e elétricos devem superar a dos movidos à combustão.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter de política em Brasília. Formado em jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), chegou na capital federal em 2021. Antes, foi editor-assistente no Poder360 e jornalista freelancer com passagem pela Agência Pública, portal UOL e o site Congresso em Foco.
Leia mais