Ouvindo...

Quilombo Barro Preto recebe afropop mineiro de Maíra Baldaia no domingo (27)

Show acontece em Santa Maria de Itabira e integra a programação do 7º Festival de Inverno da cidade

Maíra Baldaia apresenta seu afro pop mineiro com show OBÍ no Quilombo Barro Preto, em Santa Maria de Itabira, na Região Central de Minas Gerais

Maíra Baldaia apresenta seu afro pop mineiro com show OBÍ no Quilombo Barro Preto, em Santa Maria de Itabira, na Região Central de Minas Gerais, neste domingo (27), às 19h. O show integra a programação do 7° Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira. Além da apresentação, o evento também vai contar com uma oficina realizada por Baldeia, às 14h, para mulheres artistas iniciantes, com todas as atividades gratuitas.

Cantora, atriz, compositora, tamborzeira, candomblecista e diretora de comunicação, Maíra Baldaia une em seus trabalhos a força da enunciação feminina e a ancestralidade. Para ela, o show no Quilombo Barro Preto tem um significado especial: “É o encontro das ancestralidades”, diz.

Com população que beira os 600 habitantes, o Quilombo Barro Preto preserva as tradições e cultura, principalmente, por meio da dança e da música. Relatos dos próprios moradores detalham que a área de Barro Preto foi ocupada na segunda metade do século XIX. Eles acreditam que os primeiros habitantes, escravizados fugitivos e libertos, com algum recurso financeiro, vieram do Rio de Janeiro e da Fazenda das Pedras de Minas Gerais.

Oficina com a artista

Além do show, Maíra Baldaia realiza a “Oficina -Voz-Palavra”, às 14h, neste domingo (27). A oficina proporcionará uma performance cênico-vocal para mulheres artistas iniciantes ministrada pela artista Maíra Baldaia, no Quilombo do Barro Preto.

As inscrições serão realizadas por meio de chamamento público de forma gratuita e democrática, com vagas prioritárias para mulheres LGBTQIAP+ e pessoas pretas.

Todas as participantes vão ganhar certificados. As atividades são gratuitas.

Versatilidade e autenticidade

Vencedora do 5º Prêmio Arcanjo de Cultura (2023), Maíra Baldaia lança seu terceiro álbum “OBÍ". Músicas possuem colaborações com nomes que se destacam na cena brasileira como Djonga e Marissol Mwaba. Baldaia também possui feats com artistas como Luedji Luna, Ellen Oléria, Maurício Tizumba e Titane.

Maíra Baldaia já se apresentou em festivais e espaços como Mimo, Sarará, Sesc Belenzinho, Sensacional, FAN, Chacoalha, Virada Cultural, Sonora, Hacktown, Acert (Portugal), Agitágueda (Portugal), Romaria Cultural (Portugal), Samba Fest (USA), Samba Syndrom (Alemanha), Encontro de Culturas (Portugal), entre outros.

Com versatilidade e autenticidade, Baldaia traz para a interpretação das músicas a profusão e a profundidade de sua multifacetada experiência. É formada em Teatro (Belas Artes - UFMG), Canto Popular (Bituca - Universidade de Música Popular), Cinema (Escola Livre de Cinema) e pós-graduada em Comunicação e Marketing em Mídias Digitais.

Confira a discografia Maíra Baldaia:

  • 2016 - Poente e outras paisagens | CD (Ybmusic)
  • 2018 - Mais | CD E DVD (Ybmusic)
  • 2018 - Maíra Baldaia ao Vivo no Estúdio Showlivre | EP (Showlivre)
  • 2020 – Remix-se | EP (Independente)
  • 2020 - Tempoiô | SINGLE (Independente)
  • 2022/ 2023 - OBÍ | Álbum Visual Duplo (Natura Musical e Alá)
  • 2025 - Amor Mulher Chico Correa Remix – Collab com Juliana Linhares| SINGLE (Alá)

Serviço:

7º Festival de Inverno de Santa Maria de Itabira
Maíra Baldaia
Quilombo do Barro Preto
14h - Oficina
19h - Show

*Sob supervisão de Enzo Menezes

Leia também

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas