Alceu Valença se apresenta com a Orquestra Ouro Preto na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, neste domingo (27). O show gratuito está marcado para 18h e promete roupagem encorpada para clássicos do pernambucano como “Anunciação”, “Tropicana”, “La Belle de Jour”, “Girassol” e “Como Dois Animais”.
Em 24 de maio, Alceu Valença e a Orquestra Ouro Preto levaram 40 mil pessoas à Praça Tiradentes, em Ouro Preto. Neste fim de semana, chegou a vez do público de BH se emocionar com a apresentação, que vem sendo construída há 13 anos, desde que a parceria teve início em 2012. Alceu e a Orquestra já lançaram os álbuns Valencianas (2014) e Valencianas II (2022), que renderam turnês pelo Brasil e por sete cidades da Europa com ingressos esgotados.
Em entrevista exclusiva à Itatiaia, Alceu Valença adianta detalhes do show e conta ironia que faz parte da história de uma de suas músicas mais conhecidas.
Itatiaia: Como você monta o repertório deste show?
Alceu Valença: Eu sou cineasta, fiz um filme chamado ‘A Aluna do Tempo’. Eu editei ‘A Aluna do Tempo’, sabe? Gosto muito de narrativa, então coloco uma música tendo a ver com a outra. Vamos lá: se estou cantando ‘Girassol’, combina com ‘Flor de Tangerina’. Musicalmente e também a letra. ‘Estação da Luz’ combina com as duas. Pronto, é por aí. Toco ‘Papoulas Vermelhas’, vai para ‘Girassol’, que vai para ‘Flor de Tangerina’, vamos dizer assim.
Itatiaia: Qual é a história de ‘Morena Tropicana’?
Alceu Valença: ‘Morena Tropicana’ é o seguinte: tem um rapaz, grande compositor, Vicente Barreto. Eu ia para São Paulo e a gente se encontrava muito. Um dia, ele chega no meu hotel. Subiu com o violão e disse: ‘olha a música nova que eu fiz’, e me pediu para ‘botar’ uma letra. Eu falei: ‘rapaz, eu não sei se vai dar tempo, porque tem um pessoal que vai passar aqui para a gente ir ao teatro.
Ele começou a melodia, eu peguei um papel e comecei a escrever. Ele pediu o papel com a letra, mas eu disse: ‘não, está parecendo uma salada de frutas. Vou colocar (o papel) aqui nesse jarro e amanhã eu te ligo’. Sabe o que aconteceu? Quando voltei, achei uma maravilha. Pronto! Eu voltei da rua e estava ali uma maravilha: a ‘Morena Tropicana’. Mas na época eu namorava uma loirinha! (risos).
Via Brasil
A entrevista completa de Alceu Valença vai ao ar na Itatiaia na sexta-feira (1º) no programa Café com Notícia, e no sábado (2) na rede Itasat, em especial:
Itatiaia Vale do Aço: 16h05
Itatiaia Ouro Preto: 17h05
Itatiaia Montes Claros: 19h
No programa desta sexta (25) e sábado (26), você confere uma entrevista com o cantor e compositor Tadeu Franco, que tem entre os sucessos a música “Nós dois”.