Um grupo de moradores da região da Savassi, em Belo Horizonte, se reuniu para tornar o horizonte um pouco mais “belo”. Os postes locais, como todos os outros de uma grande capital, ficavam sujos com cartazes fixados, as vezes rasgados, e muitas das vezes, vandalizados também.
Pensando em uma solução, buscaram uma forma de harmonizar o poste com o ambiente da região. A arte tornou o visual poluído em espaço à expressão. A arte escolhida para ilustrar o local, enfatiza os pontos turísticos da capital mineira.
O artista Vinícius, mais conhecido como VINI SIM, vem de Pará de Minas. O primeiro poste que pintou, surgiu de uma iniciativa privada, com o intuito de renovar a superfície e representar a identidade visual da marca. Porém, a sua arte chamou atenção dos moradores da região, que prontamente o convocaram para solucionar a questão da região do condomínio.
Vini trouxe então a proposta do graffiti, expressão visual da cultura hip hop, que usa da técnica de pintar com a lata de spray, num contexto de rua, garantindo o acesso gratuito à arte, para toda a população que passa por ali. Segundo ele “o graffiti vem com cores vibrantes e chamativas, trazendo vida nova à espaços geralmente esquecidos na paisagem urbana, e que também merecem a sua atenção” afirma.
VINI SIM
Vinícius, mais conhecido como VINI SIM, tem 26 anos, e é natural da cidade de Pará de Minas. Seu primeiro contato com a arte visual foi no Instituto Izabela Hendrix, onde iniciou o curso de arquitetura e participou de diversas oficinas de criação e desenho. Em 2019 migrou para o mercado da tatuagem, abrindo o seu próprio estúdio, em parceria com artistas de Pará de Minas. Por lá, teve o primeiro contato com o spray, mas só depois de conhecer o ‘Coletivo 037 Nós por Nós’ aprendeu sobre o graffiti como um elemento da cultura hip-hop. Hoje, Vini é membro ativo do grupo, representando-o com o graffiti em diversos estados brasileiros, e participando coletivamente da realização de eventos culturais próprios.
Outras intervenções podem ser encontradas próximas aos restaurantes Moema e Redentor, nas Ruas Sergipe e Fernandes Tourinho, na Savassi.