Ouvindo...

Clássico da televisão, “O Cravo e a Rosa” ganha adaptação para o teatro

Peça chega em Belo Horizonte ainda em outubro; espetáculo é estrelado por Marcelo Faria e Paloma Bernardi

“O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” é protagonizado por Paloma Bernardi e Marcelo Faria

Uma das novelas mais aclamadas e reprisadas da teledramaturgia brasileira, “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco, estreia sua primeira adaptação teatral. A montagem, que mantém a essência cômico-romântica da obra original, traz Paloma Bernardi e Marcelo Faria para reviverem o turbulento casal protagonista, Catarina e Petruchio, imortalizado na TV por Adriana Esteves e Eduardo Moscovis.

Com direção de Pedro Vasconcelos e direção de produção de Marcelo Faria (que também atua no espetáculo), “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo” tem estreia prevista para breve.

História

Ambientada na São Paulo do final da década de 1920, a peça segue a trama de Petruchio, um rude fazendeiro endividado, e Catarina, uma jovem rica, temperamental e feminista, apelidada de “fera”. A hilária e emocionante história se desenrola quando ele decide conquistá-la para se apoderar de seu dote, mas acaba se apaixonando perdidamente em meio a constantes embates.

A obra é inspirada em “A Megera Domada”, de William Shakespeare, e utiliza o cenário da década de 20 para abordar temas ainda relevantes como o voto feminino e a igualdade de gênero.

Segundo o diretor Pedro Vasconcelos, o desafio foi retornar ao núcleo central da comédia romântica, fazendo uma síntese da adaptação que Walcyr Carrasco fez da peça de Shakespeare: “O que eu fiz foi voltar ao núcleo central da história, Petruchio e sua fazenda, e Catarina com seus familiares. Me fixei nesses núcleos principais para extrair a base da comédia romântica O Cravo e a Rosa, acentuando os contrastes que envolvem essa história.”

O elenco principal é formado por:

  • Catarina: Paloma Bernardi
  • Petruchio: Marcelo Faria
  • Batista: João Camargo
  • Bianca: Catarina de Carvalho
  • Mimosa: Rosana Dias

Sucesso nas telinhas

Exibida originalmente entre 2000 e 2001 pela TV Globo, a novela se tornou um fenômeno de audiência e uma das mais reprisadas da história da emissora e do Canal Viva. Em um de seus episódios, chegou a reunir mais de 50 milhões de espectadores simultaneamente.

A montagem é apresentada e patrocinada pela BrasilCap, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização da FV Produções e associação ao Grupo Globo.

Leia também

Serviço - “O Cravo e a Rosa – O Espetáculo”

  • Quando: 10,11 e 12 de outubro
  • Sessões: Sexta e Sábado às 20h e Domingo às 18h
  • Onde: Centro Cultural Unimed BH Minas — Rua da Bahia, 2.244 - 5º andar - Lourdes, Belo Horizonte
  • Vendas e mais informações pelo Instagram do espetáculo
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.