Ouvindo...

Sarau Substantivo Mulher celebra produção autoral feminina em Belo Horizonte

Evento chega à oitava edição com shows gratuitos de artistas como Ceumar, Augusta Barna, Júlia Tizumba, Luísa Bahia, entre outras

Ceumar

A música brasileira feita por mulheres em Minas Gerais ganha destaque com a 8ª edição do Sarau Substantivo Mulher. Idealizado pela cantora e compositora mineira Irene Bertachini e produzido por Bella Godinho, o evento chega em outubro com uma programação recheada de shows gratuitos que celebram a produção autoral feminina na capital mineira.

Com curadoria de Irene Bertachini e Deh Muss, o sarau visa dar voz e protagonismo a compositoras e cantoras que se destacam na cena de Belo Horizonte e nacional. A programação deste ano traz nomes como Ceumar, Augusta Barna, Júlia Tizumba, Luísa Bahia, Coral, Sofia Cupertino e Lua Zanella, entre outras.

“Substantivo é o que dá nome aos seres, e precisamos, sim, nomear as mulheridades existentes e dar voz e protagonismo à sua arte. Quando colocamos a palavra ‘substantivo’ ao lado de ‘mulher’ reforçamos a importância de exigirmos nosso espaço. Essas duas palavras são espelho uma da outra porque ainda somos invisibilizadas, e precisamos celebrar a nossa musicalidade e a resistir nesse contexto onde impera o patriarcado”, comenta Irene Bertachini, idealizadora e curadora.

O projeto, que surgiu em 2020 em contexto de isolamento social, mantém o formato intimista, valorizando a canção em sua essência, com voz, violão e percussão. Ao final de cada evento, será proposto um palco aberto para que outras artistas presentes também possam mostrar seu trabalho.

A curadora Deh Muss reforça o compromisso do sarau em promover a diversidade: “Como em todos os anos, apostamos na mistura entre mulheres com menos alcance, com as que já alçaram voos maiores. E, claro, também na diversidade de estilos musicais, para não ser um sarau de MPB, mas que englobe as várias linguagens musicais que pulsam na cidade!”.

O projeto Sarau Substantivo Mulher (0549/2024) é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Destaques da Programação

A abertura ocorre no dia 4 de outubro, sábado, com shows gratuitos na Tenda do Bosquinho do CRCP/Parque Lagoa do Nado. O público poderá conferir a cantora mineira Ceumar, com músicas autorais de sua trajetória e inéditas. Augusta Barna, expoente da nova geração, apresenta canções de seu álbum Na Miúda e prévias de seu próximo trabalho. A cantora e compositora baiana Coral, artista travesti com forte presença na cena independente, traz músicas lançadas e inéditas. Completa a noite Sofia Cupertino, com canções de seu álbum Venusiana, sobre o universo feminino. Elas serão acompanhadas por Débora Coimbra (guitarra) e Natália Mitre (percussão).

Já no dia 30 de outubro, quinta-feira, o sarau acontece na Autêntica Bar. A noite terá a presença de Lua Zanella, cantora e compositora trans, representante da cena pop LGBTQIAPN+ de Contagem, que traz seu repertório dançante e visceral. A cantora, compositora e atriz Luísa Bahia aposta no show autoral Coisa de Bicho, mesclando MPB com blues, samba, rock e baião. Júlia Tizumba, artista com 20 anos de carreira, apresenta canções autorais de seu álbum solo Minêra, celebrando a força feminina e a música afro-mineira. Júlia Deodora, instrumentista e compositora, traz faixas de seu primeiro álbum, KADARA (destino em iorubá), que versam sobre negritude e ancestralidade. As artistas serão acompanhadas por Verônica Zanella (violão).

Leia também

Serviço - 8ª edição - Sarau Substantivo Mulher

Data 1: 04/10 (sábado) - 16h30

  • Local: CRCP / LAGOA DO NADO (BOSQUINHO) - Rua Min. Hermenegildo de Barros 904, Itapoã
  • Artistas: Sofia Cupertino, Ceumar, Coral, Augusta Barna
    • Acompanhadas por Débora Coimbra (guitarra) e Natália Mitre (percussão)
  • Acesso: Gratuito

Data 2: 30/10 (quinta-feira) - 19h

  • Local: A AUTÊNTICA BAR - Rua Álvares Maciel, 312 - Santa Efigênia
  • Artistas: Luísa Bahia, Júlia Tizumba, Júlia Deodora, Lua Zanella
    • Acompanhadas por Verônica Zanella (violão)
  • Acesso: Gratuito. Retirada de ingresso gratuita pela plataforma Sympla ou na bilheteria, uma hora antes do evento.
Giovanna Damião é jornalista da televisão, digital e do rádio. Desde 2020 como social media e redatora na televisão e, mais recentemente, atuando como apresentadora e repórter da editoria de cultura. Com versatilidade no jornalismo, caminha pela música, eventos, esportes e entretenimento.