O Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH) recebe até o dia 26 de maio a ocupação “Trilogia Matriarcas”, e conta três peças teatrais em sua programação.
A ocupação é uma iniciativa que celebra a trajetória e o pensamento da filósofa e ativista Helena Theodoro, referência no debate sobre cultura afro-brasileira e a condição da mulher negra.
As peças teatrais, inspiradas em vivências e reflexões da homenageada, trazem à cena narrativas potentes de resistência e abordam temas como afeto, ancestralidade, espiritualidade e relações familiares sob a ótica feminina negra.
As apresentações acontecem sempre às 19h, no Teatro II, com ingressos a preços populares.
Veja a programação teatral:
“Mãe Preta” – Sextas e sábados, até 24 de maio
Com direção de Lucelia Sergio e texto coassinado por ela e Valesca Lins, a peça é protagonizada por Luiza Loroza, Tatiana Henrique e Teca Pereira. A narrativa acompanha uma mulher que, após uma perda dolorosa, encontra força na ancestralidade e na coletividade.
“Mãe de Santo” – Domingos, até 25 de maio
Estrelado por Vilma Melo, o monólogo escrito por Renata Mizrahi ressalta a força espiritual e o saber das mulheres negras nos terreiros, revelando suas lideranças e heranças religiosas afro-brasileiras.
“Mãe Baiana” – Segundas-feiras, até 26 de maio
A história de uma avó e sua neta é o foco desta montagem escrita por Renata Andrade e Thais Pontes, também com direção de Luiz Antonio Pilar. Com Luiza Loroza e Teca Pereira em cena, a peça trata do afeto intergeracional em meio ao luto.
Serviço
Ocupação “Trilogia Matriarcas”
- Data: Até 26 de maio
- Horário: 19h
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB BH)
- Endereço: Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte - MG, 30140-010
- Classificação: De acordo com cada espetaculo
- Ingressos: R$30,00 (inteira) - R$15,00 (meia)
- Vendas: na bilheteria do CCBB BH ou
no site . - Mais informaçoes: www.ccbb.com.br/bh