Ouvindo...

Lançado antes de ‘Turma da Mônica’, primeiro gibi de Mauricio de Sousa completa 65 anos

“O Cachorro Falante” (Bidu nº 1) foi lançado em março de 1960

Lançado antes de ‘Turma da Mônica’, primeiro gibi de Mauricio de Sousa completa 65 anos

O primeiro gibi do quadrinista Mauricio de Sousa completa 65 anos neste ano. Lançado em março de 1960, “O Cachorro Falante” (Bidu nº 1) foi a primeira obra de muitas que marcaram diferentes gerações de brasileiros.

A narrativa conta a história de um mágico que tenta hipnotizar Bidu e leva uma pedrada na cabeça dada por Franjinha, o que faz com que eles troquem de personalidade e torna Bidu um cachorro falante.

Leia também

O gibi foi lançado antes mesmo da criação do sucesso “ Turma da Mônica”.

Bidu foi inspirado no cachorro de infância de Mauricio de Sousa. Outros personagens que aparecem na obra são: Franjinha, Titi, Manezinho, Jeremias, Humberto, Roy Rogers, Trigger, Seu Carlos (Pai do Franjinha) e Dona Elza (Mãe do Franjinha).

“O Cachorro Falante” (Bidu nº 1)

Antes de seu primeiro gibi, o quadrinista ganhava a vida criando tirinhas para jornais.

Filme celebra história de Mauricio de Sousa

Para celebrar a data, será lançado um filme em homenagem à vida do quadrinista. “Mauricio de Sousa: O Filme” estreia nos cinemas em outubro, mês em que o quadrinista completa 90 anos.

O longa é protagonizado por Mauro Sousa, filho de Mauricio, e conta com direção de Pedro Vasconcelos (Fala Sério Mãe) e co-direção de Rafael Salgado. A produção é assinada por Focus Films e Boa Ideia Entretenimento.

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.