O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB BH) sedia a partir desta quarta-feira (23) a exposição itinerante “Uma História da Arte Brasileira”. A mostra fica em cartaz até 1° de dezembro e traz um recorte do MAM Rio — Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. São mais de 50 obras de nomes essenciais da arte moderna e contemporânea brasileira.
Iniciando a itinerância por Belo Horizonte, a exposição apresenta um panorama da produção artística nacional dos séculos XX e XXI. O evento, idealizado para a Cúpula do G20 em novembro de 2024, tem curadoria de Raquel Barreto e Pablo Lafuente,
A mostra está organizada em cinco eixos, que traçam as continuidades e rupturas da arte brasileira, explorando desde o Modernismo até a produção contemporânea. Um dos destaques é a ênfase na diversidade, ampliando a visibilidade de artistas mulheres, negros, indígenas e LGBTQIA+.
Entre os artistas cujas obras compõem a exposição estão nomes renomados como Adriana Varejão, Anita Malfatti, Cândido Portinari, Lygia Clark, Di Cavalcanti, Maria Martins e Tomie Ohtake. A coletânea ressalta o caráter plural e dinâmico da arte do país, em constante transformação.
Serviço - “Uma História da Arte Brasileira”
- Curadoria: Pablo Lafuente e Raquel Barreto
- Período: 24 de setembro a 1º de dezembro
- Local: Galerias do Térreo, CCBB BH - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários, Belo Horizonte
- Horário: Quarta a segunda, das 10h às 22h
- Ingressos: Entrada gratuita, com retirada no site ccbb.com.br/bh ou na bilheteria do local.
- Classificação: Livre