Belo Horizonte, a primeira capital do país a aprovar uma Política Municipal de Cuidados, lança o edital “Territórios do Cuidado”. A iniciativa, fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o Instituto Abra Palavra, busca mapear e fortalecer projetos comunitários de cuidado na cidade. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 27 de setembro.
O objetivo é apoiar financeiramente e tecnicamente dez iniciativas, que podem ser desde cozinhas e hortas comunitárias até redes de acolhimento a idosos, crianças e pessoas com deficiência. Também serão consideradas ações culturais, rodas de memória, espaços de enfrentamento à violência de gênero, entre outras práticas. O resultado da seleção será divulgado em outubro.
A diretora de Políticas de Cuidados da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Simone Pegoreti, destaca que o projeto visa dar visibilidade ao trabalho já realizado. “A Lei Municipal reconhece o cuidado como direito universal e bem público. Existem várias ações de cuidado em nossa cidade e queremos, com este projeto, conhecer essas iniciativas”, afirma.
Inscrições e critérios de seleção
O edital tem como foco iniciativas protagonizadas por mulheres, em especial mulheres pretas, pardas, indígenas, da população LGBTQIAPN+, e periféricas. Cada projeto selecionado indicará um mobilizador territorial, que receberá R$ 1.000 mensais por oito meses, totalizando R$ 8.000, para fortalecer as ações locais.
Além do apoio financeiro, os selecionados participarão de um ciclo de ações formativas e de um mapeamento territorial da rede municipal de cuidados. Ao final, será realizado um seminário para apresentar os resultados e discutir a consolidação da Rede Municipal de Cuidados em Belo Horizonte.
Entre as práticas que podem ser inscritas, estão:
- Lutas e práticas de agroecologia
- Cozinhas comunitárias e solidárias
- Práticas educacionais transformadoras
- Ações ligadas ao envelhecer com dignidade
- Redes comunitárias de cuidado com crianças, adolescentes e idosos
- Espaços de fortalecimento de vínculos por meio de artes
- Práticas de enfrentamento à violência de gênero
O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do Instituto Abra Palavra. O projeto é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH).