O renomado violinista, cantor, tecladista e compositor belo-horizontino Marcus Viana se junta à Orquestra Sinfônica e ao Coral Lírico de Minas Gerais para uma nova edição da série Sinfônica Pop. O concerto, intitulado “Cantatas Brasileiras”, será apresentado nos dias 23 e 24 de setembro, às 20h, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.
O repertório promete ser um marco na carreira do artista, incluindo obras consagradas e a estreia mundial de quatro novas cantatas sinfônicas. O programa será regido pelo maestro assistente da Orquestra Sinfônica, André Brant. Além disso, o filho de Marcus Viana, João Viana, que assina as orquestrações, também estreará uma peça inédita.
Do rock progressivo ao Palácio das Artes
Conhecido por trilhas sonoras icônicas como as de novelas como “Pantanal” e o tema de abertura do programa “Terra de Minas”, Marcus Viana tem uma trajetória que vai do rock progressivo — com sua banda Sagrado Coração da Terra — à música clássica. O artista foi, inclusive, violinista da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais por sete anos.
As novas cantatas, “Sagrado”, “A Vida é Terna”, “Grande Espírito” e “Eldorado”, são adaptações de composições marcantes de sua carreira. “Eldorado”, por exemplo, foi tema de abertura da novela “Amazônia” e agora ganha um arranjo orquestral grandioso.
Segundo Marcus Viana, o concerto de 2022 no mesmo local foi um momento de grande emoção. “Foi uma coisa muito impressionante para mim, pela primeira vez, estar com 150 pessoas no palco, tocando músicas tão difíceis de se levar ao público”, ele relata. Agora, com mais quatro peças, o sentimento se intensifica: "É uma situação muito feliz, ter conseguido a chance de me apresentar com a Orquestra e Coral. Fico muito grato a todos da Fundação Clóvis Salgado.”
O regente André Brant também expressa seu entusiasmo. “Quando nós fizemos esse primeiro concerto, há três anos, eu fiquei surpreso com obras tão intensas”, conta. “Tenho certeza de que vai ser, assim como foi da primeira vez, um sucesso, e o público vai se surpreender mais uma vez.”
Obras com mensagem ambiental
Viana adianta que o programa promove uma reflexão sobre a relação humana com o planeta. Ele promete uma nova experiência com a canção “Pantanal”, que terá uma letra alterada, transformando-se em um protesto contra as queimadas e a exploração desenfreada.
“A letra ficou maravilhosa e é uma nova música que nasce a partir daí", afirma o compositor. Ele também confirma que o repertório incluirá “Pátria Minha”, obra que se tornou um hino para os mineiros.
Serviço - Sinfônica Pop: Cantatas Brasileiras, de Marcus Viana
- Quando: 23 e 24 de setembro, às 20h
- Onde: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes
- Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do Palácio das Artes e na plataforma Eventim.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, Governo de Minas Gerais, Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e Fundação Clóvis Salgado. As atividades da Fundação têm a Cemig como mantenedora, com patrocínio de diversas empresas e o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.