Ouça a rádio

Compartilhe

Os 10 mandamentos da Série B

Troféu da Série B do Campeonato Brasileiro

Recentemente, fui instigado pelo comentarista Léo Figueiredo a nomear o que seriam os dez mandamentos para se dar bem no Campeonato Brasileiro da Série B, baseado na experiência de já ter feito a cobertura de sete edições da competição, quando repórter setorista do América, aqui na Itatiaia.

Aceitei o desafio e a partir de agora passarei a visão que tenho e o que aprendi em mais de 260 jogos transmitidos da segunda divisão do futebol brasileiro.

Mandamentos:

1º - Cobiçarás o teu objetivo de todo o seu coração.

Ao contrário da Série A, a segundona do Brasileirão tem quatro vencedores ao final das 38 rodadas disputadas. Mesmo valendo título, troféu, etc., os quatro primeiros colocados são vencedores, já que todos conseguem o grande objetivo: o acesso à primeira divisão.

E não somente o acesso, até porque outras equipes têm objetivos diferentes, como, por exemplo, se manter na competição para a próxima temporada. O foco não pode ser perdido de forma alguma.

2º - Escolherás um técnico que conheça a competição e saberás montar um elenco

O segundo passo mais importante para se dar bem na Série B: o comandante da equipe precisa conhecer a competição e, principalmente, suas particularidades. A escolha certa do treinador representa metade do sucesso ou não de uma equipe na temporada. É ele que indicará os jogadores com o perfil certo para serem contratados.

3º - Contratarás jogadores que darão a vida em campo e disputarão cada partida como se fosse única

O perfil dos jogadores escolhidos precisa estar extremamente ligado aos objetivos da equipe na competição: acesso ou permanência. Isso impactará diretamente na forma em que o time vai encarar a competição. Por ter um caráter de futebol mais pegado, mais duro, a Série B exige jogadores com espírito guerreiro.

4º - Terás 100% de aproveitamento em casa

Um dos principais requisitos para se dar bem na segunda divisão do Brasil é vencer jogando em seus próprios domínios. Não perder pontos em casa é fundamental. Nem mesmo o empate jogando diante da sua torcida é considerado um bom resultado.

5º - Serás um visitante mau educado, retirando pontos dos seus anfitriões

Se vencer em casa é quase um mandamento sagrado, tirar pontos dos seus adversários na casa deles, é algo fundamental. Toda campanha bem-sucedida tem um equilíbrio entre pontos conquistados dentro e fora de casa.

6º - Não empatarás em excesso

Empatar na maioria das vezes não é um bom negócio na B do Brasil. Principalmente se for em casa. A exceção será quando não conseguir fazer um bom jogo, estiver perdendo alguma partida e conseguir igualar o marcador diante do seu adversário.

7º - Abrirás vantagem de pontos sobre os seus adversários

Para o clube que busca o acesso ou o título da Série B, abrir vantagem de pontos sobre os seus concorrentes é primordial. Por ser uma competição mais nivelada, a chance de um emparelhamento de pontos é grande. Além disso, por várias edições, o acesso ou permanência se deu por diferença mínima de pontuação.

8º - Não atrasarás salários e/ou premiações

Dever de qualquer empresa, o pagamento de salários em dia no futebol não poderia ser diferente. Exemplos de jogadores protestando ou entrando em greve são inúmeros no futebol e isso afeta diretamente no desempenho dentro de campo. A “Lei do Vampeta” não se aplica mais (em 2001, quando atuava pelo Flamengo, o volante Vampeta desabafou após cobranças da torcida e atraso de salários: disse que o clube carioca fingia que o pagava e ele fingia que jogava).

9º - Sua torcida lotarás o estádio e empurrarás o time incondicionalmente

Em todos os momentos de um clube, é importantíssimo contar com o apoio da torcida e na Série B ainda mais. Historicamente na competição, vários jogos foram vencidos com o apoio do torcedor, que, ao sentir sua equipe fraquejar ou vacilar durante uma partida, faz seu papel na arquibancada.

10º - Não cairás em oba oba e nem perderás o foco na competição

Esse é talvez o segundo requisito mais importante da competição. Muitas vezes, uma liderança ou diferença de pontos folgada provoca um certo relaxamento natural ou um excesso de confiança no grupo de jogadores. Evitar e combater isso é fundamental.

Observação importante: qualquer semelhança desses 10 mandamentos da Série B com o sucesso atual do Cruzeiro não é mera coincidência.

Leia Mais

Zema

Depois de sinalização de nome de Simões para vice de Zema, parlamentares do PP se reúnem em Brasília

Eleições 2022

Ex-presidente Lula voltará ao Estado de Minas para oficializar a aliança com Alexandre Kalil

Serra do Curral

Tamisa, empresa autorizada a minerar na Serra do Curral, não tem registro no CREA

ALÉM DE SAFADÃO

Além de Safadão, outros famosos tiveram rompimentos polêmicos com seus empresários. Relembre! 

ELEIÇÕES 2022

MDB mineiro tem pré-candidato ao Senado, mas resiste à pressão por aliança com PSDB para o Governo

Acesso rápido