Recentemente, fui instigado pelo comentarista Léo Figueiredo a nomear o que seriam os dez mandamentos para se dar bem no Campeonato Brasileiro da Série B, baseado na experiência de já ter feito a cobertura de sete edições da competição, quando repórter setorista do América, aqui na Itatiaia.
Aceitei o desafio e a partir de agora passarei a visão que tenho e o que aprendi em mais de 260 jogos transmitidos da segunda divisão do futebol brasileiro.
Mandamentos:
1º - Cobiçarás o teu objetivo de todo o seu coração.
Ao contrário da Série A, a segundona do Brasileirão tem quatro vencedores ao final das 38 rodadas disputadas. Mesmo valendo título, troféu, etc., os quatro primeiros colocados são vencedores, já que todos conseguem o grande objetivo: o acesso à primeira divisão.
E não somente o acesso, até porque outras equipes têm objetivos diferentes, como, por exemplo, se manter na competição para a próxima temporada. O foco não pode ser perdido de forma alguma.
2º - Escolherás um técnico que conheça a competição e saberás montar um elenco
O segundo passo mais importante para se dar bem na Série B: o comandante da equipe precisa conhecer a competição e, principalmente, suas particularidades. A escolha certa do treinador representa metade do sucesso ou não de uma equipe na temporada. É ele que indicará os jogadores com o perfil certo para serem contratados.
3º - Contratarás jogadores que darão a vida em campo e disputarão cada partida como se fosse única
O perfil dos jogadores escolhidos precisa estar extremamente ligado aos objetivos da equipe na competição: acesso ou permanência. Isso impactará diretamente na forma em que o time vai encarar a competição. Por ter um caráter de futebol mais pegado, mais duro, a Série B exige jogadores com espírito guerreiro.
4º - Terás 100% de aproveitamento em casa
Um dos principais requisitos para se dar bem na segunda divisão do Brasil é vencer jogando em seus próprios domínios. Não perder pontos em casa é fundamental. Nem mesmo o empate jogando diante da sua torcida é considerado um bom resultado.
5º - Serás um visitante mau educado, retirando pontos dos seus anfitriões
Se vencer em casa é quase um mandamento sagrado, tirar pontos dos seus adversários na casa deles, é algo fundamental. Toda campanha bem-sucedida tem um equilíbrio entre pontos conquistados dentro e fora de casa.
6º - Não empatarás em excesso
Empatar na maioria das vezes não é um bom negócio na B do Brasil. Principalmente se for em casa. A exceção será quando não conseguir fazer um bom jogo, estiver perdendo alguma partida e conseguir igualar o marcador diante do seu adversário.
7º - Abrirás vantagem de pontos sobre os seus adversários
Para o clube que busca o acesso ou o título da Série B, abrir vantagem de pontos sobre os seus concorrentes é primordial. Por ser uma competição mais nivelada, a chance de um emparelhamento de pontos é grande. Além disso, por várias edições, o acesso ou permanência se deu por diferença mínima de pontuação.
8º - Não atrasarás salários e/ou premiações
Dever de qualquer empresa, o pagamento de salários em dia no futebol não poderia ser diferente. Exemplos de jogadores protestando ou entrando em greve são inúmeros no futebol e isso afeta diretamente no desempenho dentro de campo. A “Lei do Vampeta” não se aplica mais (em 2001, quando atuava pelo Flamengo, o volante Vampeta desabafou após cobranças da torcida e atraso de salários: disse que o clube carioca fingia que o pagava e ele fingia que jogava).
9º - Sua torcida lotarás o estádio e empurrarás o time incondicionalmente
Em todos os momentos de um clube, é importantíssimo contar com o apoio da torcida e na Série B ainda mais. Historicamente na competição, vários jogos foram vencidos com o apoio do torcedor, que, ao sentir sua equipe fraquejar ou vacilar durante uma partida, faz seu papel na arquibancada.
10º - Não cairás em oba oba e nem perderás o foco na competição
Esse é talvez o segundo requisito mais importante da competição. Muitas vezes, uma liderança ou diferença de pontos folgada provoca um certo relaxamento natural ou um excesso de confiança no grupo de jogadores. Evitar e combater isso é fundamental.
Observação importante: qualquer semelhança desses 10 mandamentos da Série B com o sucesso atual do Cruzeiro não é mera coincidência.