Acordo de Mariana: ainda sem aprovação de Comitê Tripartite, MG está sem recursos da saúde

Plano de ação de Zema precisa de aval do Conselho Estadual de Saúde antes de passar pelo Comitê

Reprodução

O Plano de Ação de Minas Gerais para recebimento de recursos da parcela de R$ 424 milhões do acordo de Mariana para investimento na área da saúde seria votado nesta quinta-feira (30) no Comitê Tripartite, mas ficou para uma próxima ocasião. O colegiado solicitou complemento de documentação.

Para cumprir o pré-requisito de participação popular do acordo, o documento precisaria ser aprovado antes pelo Conselho Estadual de Saúde. Para submeter o plano ao comitê com representantes da União, estados e municípios, o governo estadual terá que buscar aval do Conselho, caso contrário o recurso fica retido. O estado solicitou R$ 234,5 milhões.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...