A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) deve ser a única parlamentar trans a participar da COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes, segundo ela mesma. A deputada foi convidada pelo governo brasileiro que consultou as autoridades locais por meio do Itamaraty, já que comportamentos LGBT são proibidos em Dubai, país onde predomina a religião islâmica.
Segundo a deputada, mesmo com o governo tento recebido resposta positiva para a participação dela na Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, Duda teme ser constrangida. “Nosso mandato e o Ministério das Relações Exteriores enviaram pedido de autorização para o governo de Dubai, que autorizou. Mas mesmo assim estou com medo e com receio se fato conseguirei entrar ou circular em Dubai”, afirmou a parlamentar.
Os próprios canais do governo brasileiro alertam turistas e visitantes sobre as diferenças culturais. “Todos os comportamentos LGBT são proibidos nos EAU e passíveis de punição. Em geral, homens que tentam ingressar no país travestidos de mulheres são sumariamente barrados na imigração e expulsos do país.”, diz orientação na página do Ministério das Relações Exteriores. A deputada disse que ainda está em dúvida sobre maquiagem e esmalte, mas já definiu que não trará vestido ou saia na bagagem.
A Itatiaia encaminhou um pedido de levantamento para a organização da COP, perguntando se há integrantes transgênero em outras delegações, e aguarda resposta.