O senador e ex-ministro, Ciro Nogueira (PP), concedeu entrevista ao Podcast Abrindo o Jogo e entre outras declarações disse que se Bolsonaro perder os direitos políticos vai “se tornar um mártir”. O parlamentar voltou a defender que o governador de Minas, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) formariam uma chapa dos sonhos para 2026, caso Bolsonaro esteja inelegível. O senador afirmou ainda que sonha com o cargo de vice ou até de presidente.
Confira a lista com o resumo dos principais pontos:
Bolsonaro inelegível? - “Tirar o direito político de uma pessoa como Bolsonaro vai tornar ele um mártir”
“Chapa dos Sonhos” - “O governador de Minas e o governador de São Paulo é chapa imbatível”
Zema no PP - “Se eu disser que não temos o sonho de ter o Zema no nosso partido, estaria mentindo”.
Vice-presidente - “se eu disser para você que eu não tenho o sonho de ser presidente ou vice presidente, eu estaria mentindo, mas tem nomes mais fortes que eu como Zema e Tarcísio”
Governo de Minas - “Marcelo Aro é um nome perfeito para a sucessão do governador Romeu Zema”
Política Internacional - “É um desastre. (...)Só falta trazer o presidente da Nicarágua”
Marco do Saneamento – Mudanças feitas por decreto de Lula tem que ser revistas pelo parlamento
Eletrobrás – “declarações do Lula já derrubaram as ações e perdemos o valor de um ano de Bolsa Família”
Lula e Bolsonaro – “Não temos um presidente (Lula) equilibrado”. “O presidente Bolsonaro tinha algumas declarações que poderiam ser questionadas, mas não teve uma ação do presidente Bolsonaro que possa ter trazido prejuízo para as pessoas”.“Bolsonaro era um homem de ações perfeitas”
Arcabouço fiscal – “O arcabouço fiscal como foi enviado ao Congresso, legalizava as pedaladas*
MPS - “O Governo federal não tem base política Lula achou que estava em 2002 quando ele chegava entregava os ministérios de porteira fechada para os partidos e teria os votos”. “O presidente Lula vive em um outro tempo, é um homem defasado. Corre o sério risco dessas medidas provisórias não serem votadas”
Marco temporal- “Quem em que legislar é o Congresso Nacional, se o Congresso votar o STF não pode fazer nada. Vamos correr para votar antes. O que pode acontecer é o presidente do Senado não colocar em votação para atender o governo. O que é um absurdo. O presidente do Congresso não é dono do Senado”
CPMI 8 de janeiro - “Foi uma grande farsa” “os culpados não são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro”
Sobre candidatura de Flávio Dino para a presidência: “Eu não vejo Dino com tamanho pra ser o sucessor de Lula não” “Sucessor natural é o Haddad”
Alckmin – “já foi colocado totalmente de lado no governo”
CPI do MST - “Vai revelar muita coisa”. “Bolsonaro mostrou como é que faz reforma agrária”
STF – “Ativismo judicial”
Conselho de Ética – “Nikolas se comunica, as vezes, com um certo excesso, mas não vejo motivo para penalizá-lo contra aquele ato não (discurso com peruca)”
Reforma tributária - “Espero que passe” mas “se aumentar a carga tributária vai contar com a minha oposição e a do PP”