Ouvindo...

Deputado André Quintão é cotado para Ministério de Desenvolvimento Social

O mineiro abriu mão da candidatura à reeleição para ser candidato a vice de Alexandre Kalil (PSD) ao Governo de Minas e construir um palanque competitivo pra Lula no Estado. Nome é dado como certo na equipe de transição.

Deputado estadual André Quintão

O deputado estadual André Quintão (PT) é cotado para ser ministro do Desenvolvimento Social no Governo Lula. Uma fonte da coluna, na equipe de transição, antecipou que o nome é certo. Apesar da senadora Simone Tebet (MDB) também ser um nome possível para chefiar a pasta, já que a emedebista foi fundamental na campanha de Lula no segundo turno, o partido do presidente eleito quer deixar o ministério responsável pelo Bolsa Família nas mãos do PT.

Quintão, que também é integrante da equipe de transição na área social, tem preferido o silêncio e não fala sobre o convite. O petista foi secretário de desenvolvimento social na prefeitura de Belo Horizonte e no Governo de Minas, vereador duas vezes e está no quinto mandato de deputado estadual. Apesar de não esconder o quanto gosta da vida em BH, pelo que fontes da transição disseram, no ano que vem ele terá que se mudar pra Brasília. Quintão sacrificou sua quase garantida reeleição para abraçar a candidatura de Lula e não se arrepende, como ele mesmo afirmou ao podcast Abrindo o Jogo. Assista aqui.

Além de Quintão, conforme nos adiantamos na coluna logo depois do segundo turno, o senador Alexandre Silveira (PSD) é outro favorito para a equipe ministerial e está cotado para o Ministério da Infraestrutura.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.