Ouvindo...

Se você é distante da fé, faça-se próximo

Quero partilhar uma reflexão sobre a fé

Deus nos concede a fé

Saúde e paz! Receba em seu coração a minha saudação fraterna.

Quero partilhar uma reflexão sobre a fé.

Principalmente no tempo em que vivemos, com tantos desafios, a fé é ainda mais essencial. Cada um de nós tem as próprias dificuldades e desafios. E a fé permite-nos enxergar o que não damos conta de ver com a nossa própria inteligência.

São João Paulo II assim nos ensina: “Fé e razão são duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para contemplar a verdade.”

Muitas vezes o ser humano, em seus muitos projetos, faz cálculos, pensa na relação custo-benefício, observa o que pode ganhar com determinada decisão. Concentra-se na dimensão material, mas esquece-se da fé.

Lembremos sempre: a vivência da fé eleva nossas competências. Permite-nos enxergar para além do que sabemos pela razão, por nossos pensamentos. A fé ilumina o nosso olhar, leva sabedoria ao nosso coração.

Se você é distante da fé, faça-se próximo. Deus nos concede a fé, que é um dom, mas cada um de nós tem a responsabilidade de cultivá-la.

Dedique momentos, mesmo que breves, para o silêncio, para falar com Deus e, especialmente, para escutá-lo.

Fé e razão: que essas asas possam elevar o seu coração, aproximando você, sempre mais, da verdade.

Fraterno abraço, com apreço.

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.