Ouvindo...

Não se perturbe o vosso coração

O medo paralisa-nos, infantiliza-nos; quem tem medo, muitas vezes se fecha

Esta preciosa orientação vem da Palavra de Deus

Saúde e paz!

Essa mensagem chegue especialmente a você que sofre, e está com o coração pesado: “Não se perturbe o vosso coração!”. Esta preciosa orientação vem da Palavra de Deus, indicação de Jesus aos seus discípulos, conforme narra São João Evangelista.

Precisamos saber suportar os muitos pesos da vida, buscar vencer cotidianamente os nossos “desafios”. A fé nos ensina que o mal, a dor e até a morte não são o “ponto final” do nosso caminho. Jesus, o filho de Deus, passou pela experiência da humilhação, foi injustiçado, enfrentou as dores da crucificação. No fim, Ele venceu a morte. Ressuscitou. O caminho da vitória definitiva, da ressurreição, foi-nos apontado pelo Mestre. Estamos juntos nesta peregrinação.

Por isso, “Não se perturbe o vosso coração”. O medo paralisa-nos, infantiliza-nos. Quem tem medo, muitas vezes se fecha. Não se aproxima do semelhante, temendo perder o que tem. Age egoisticamente. O medo pode nos levar à contramão da fraternidade.

Guarde no seu coração esta lição do Mestre, também narrada no Evangelho segundo São João: “No mundo tereis aflições. Mas tende coragem! Eu venci o mundo”.

Especial abraço, com apreço e amizade

O Arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, presidiu a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e publica semanalmente aos sábados no Portal Itatiaia.