Ouvindo...

EUA impõe tarifa de 50% ao café brasileiro e acende alerta no setor

Exportadores pressionam por isenção e alertam que novos mercados não compensam perdas com os Estados Unidos

A tarifa de 50% sobre o café brasileiro imposta pelos Estados Unidos já está em vigor e preocupa o setor. Entidades como o Cecafé e a Abics defendem a isenção do grão, ressaltando que os EUA não produzem café em escala e consomem mais de 24 milhões de sacas por ano — sendo 8,1 milhões do Brasil. A proposta é que, ao menos, a taxação extra de 40% caia, mantendo os 10% iniciais. Buscar novos mercados, como China e Índia, está no radar, mas não resolve no curto prazo. As negociações seguem intensas com parceiros e autoridades norte-americanas.

Saiba detalhes

Preço sobe e consumidor vai menos ao mercado e compra menos

O consumo nos supermercados continua pressionado, apesar da desaceleração da inflação dos alimentos. No primeiro semestre de 2025, o setor teve alta de 5,8% no faturamento, mas as vendas em unidades caíram 1,4%, segundo estudo da Scanntech. A alta de preços (7,3%) puxou os valores, mas reduziu a quantidade comprada, principalmente nos itens da mercearia básica como arroz, feijão e café.

Saiba detalhes

Cidades mineiras correm contra o tempo para cumprir metas da ONU até 2030

Minas Gerais já tem 10 municípios oficialmente comprometidos com a Agenda 2030 da ONU, por meio do Pacto Meu Município pelos ODS. A adesão garante acesso a apoio técnico, capacitações e novas fontes de financiamento. Cidades como Itabira e Sabará destacam ganhos práticos, como diagnósticos mais precisos, planejamento estratégico e ações voltadas à redução das desigualdades.

Saiba detalhes

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais.

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.