Confiança da indústria mineira cai em fevereiro e atinge menor nível em dez anos

Resultado reforça cenário de pessimismo no setor produtivo de Minas Gerais

Resultado de 45,8 pontos é o menor para o mês em uma década e reflete o impacto dos juros elevados e do crédito restritivo

O Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais caiu 1,3 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, registrando o 15º mês consecutivo de desconfiança. O resultado de 45,8 pontos é o menor para o mês em uma década e reflete o impacto dos juros elevados e do crédito restritivo. O pessimismo atinge empresas de todos os portes, sinalizando cautela para investimentos e contratações em 2026.

Leia a matéria completa

Setor de café solúvel projeta recuperação com nova tarifa dos Estados Unidos

A nova tarifa global de 15% imposta pelos Estados Unidos, que entra em vigor na terça-feira (24), favorece o café solúvel brasileiro, que enfrentava taxação de 50% desde agosto de 2025. Segundo a Abics, a medida traz isonomia ao mercado, após os embarques para os norte-americanos recuarem 28% no ano passado. O setor agora monitora a investigação da Seção 301, prevista para ser concluída entre maio e junho deste ano.

Leia a matéria completa

Ambulantes de Belo Horizonte relatam lucro de até R$ 3 mil por dia no Carnaval de 2026

Os trabalhadores cadastrados para o Carnaval de Belo Horizonte relataram ganhos diários acima do esperado, superando os resultados obtidos na edição do ano passado. Ao todo, 11.528 profissionais atuaram na capital mineira, impulsionados pelo consumo de bebidas locais e pela diversidade de produtos que elevaram o volume de vendas.

Leia a matéria completa

Leia mais destaques sobre economia, agronegócio e negócios em Minas Gerais

Leia também

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...