Uma forte chuva de granizo destruiu lavouras de café em mais de 25 municípios do Sul de Minas na última semana, em pleno período de colheita. O impacto imediato será a queda da qualidade do grão, que foi derrubado no chão e pode fermentar antes da secagem. As perdas são tão severas que já comprometem as safras de 2026 e 2027, com necessidade de podas drásticas e recuperação das plantas. Entre as cidades atingidas estão Varginha, Guaxupé, Alfenas e Boa Esperança.
Nova identidade dispara em Minas e mais de 3,7 milhões de pessoas já têm o documento
Mais de 3,7 milhões de mineiros já emitiram a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), o que representa 17,77% da população. O Estado está entre os que mais avançaram na adoção do documento, que usa o CPF como número único e inclui QR Code para checagem digital. Mulheres lideram as emissões no Estado, com 55,5% dos registros, e os jovens de 15 a 19 anos são os que mais aderiram.
Nova lei promete turbinar exportações de pequenos negócios em Minas
O governo federal sancionou o Programa Acredita Exportação, que deve impulsionar as vendas externas de micro e pequenas empresas (MPEs) com benefícios fiscais. A lei entra em vigor nesta sexta-feira (1º) e prevê a devolução de tributos federais pagos na cadeia produtiva de bens industriais destinados ao exterior. Em Minas, mais de 600 negócios devem ser beneficiados; em 2024, o Estado exportou US$ 112,7 milhões no modelo FOB.