Ouvindo...

Aluguel de imóveis comerciais sobe em BH, mas segue o mais barato entre capitais

Savassi puxa alta de preços, mas Belo Horizonte ainda tem valor de locação mais baixo do país

O valor médio do aluguel de imóveis comerciais em Belo Horizonte subiu 2,4% no primeiro semestre de 2025 e fechou junho em R$ 33,11/m², segundo o Índice FipeZap. Apesar do avanço e de acumular alta de 7,46% em 12 meses, a Capital ainda tem o aluguel mais barato entre dez cidades pesquisadas.

Veja os bairros com os aluguéis mais caros de BH

Leia também

Belo Horizonte dobra número de residenciais para idosos

O número de brasileiros com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em 12 anos, e Belo Horizonte já sente o impacto: os alvarás para residenciais de idosos saltaram de 54 em 2023 para 100 em 2024. O movimento, impulsionado pela queda da natalidade e pelo aumento da longevidade, vem com um peso financeiro: quartos em casas de repouso podem custar até R$ 17 mil por mês, exigindo divisão de despesas entre familiares.

Especialistas alertam que a pressão sobre os orçamentos domésticos e o sistema previdenciário tende a crescer, enquanto o mercado de residenciais avança para atender à demanda. O desafio é duplo: arcar com os custos e vencer o preconceito contra a institucionalização.

Leia a matéria

Aluguel de carros dispara no turismo e Minas entra na rota

O aluguel de carros para turismo cresceu quase 6% no Brasil no primeiro semestre de 2025, com 455 mil veículos locados, segundo a Abla. Minas Gerais acompanha a alta, impulsionada pelo turismo doméstico e pela valorização do dólar.

Veja os números que mostram o crescimento em Minas e no Brasil

Único jornal especializado em Economia, Gestão e Negócios de Minas Gerais

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.