A inflação em Belo Horizonte desacelerou fortemente em maio, com alta de apenas 0,05%, segundo a Fundação Ipead — o menor índice de 2025 até agora. Mesmo com o alívio, itens como pão francês (3,29%), joias (4,49%) e energia elétrica (2,69%) pressionaram o orçamento. Já cerveja, excursões e festas de aniversário ficaram mais baratas. A alimentação fora do lar puxou o grupo alimentação para cima, com alta de 1,90%. No acumulado de 12 meses, o IPCA da Capital soma 6,69%.
Minas cobra agilidade do BNDES na federalização da dívida
O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, pediu mais agilidade ao BNDES na avaliação dos ativos que o Estado pretende oferecer à União para aderir ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas (Propag). A cobrança foi feita nesta quarta-feira (4), em reunião com o diretor do banco e ex-ministro Nelson Barbosa, em Brasília. Cabe ao BNDES estimar o valor de mercado de estatais e outros bens mineiros que serão utilizados na negociação da dívida.
Minas se antecipa à COP30: veja como cidades estão reagindo à crise climática
Prefeitos de cidades mineiras participaram do Seminário Internacional Águas para o Futuro 2025, em BH, para discutir estratégias de resiliência climática. O evento é preparatório para a COP30 e reúne representantes de 28 países. Projetos locais de saneamento, energia limpa e preservação ambiental foram apresentados por municípios como Nova Lima, Sabará, Mariana e Ouro Preto. A capacitação técnica e o engajamento social foram apontados como cruciais no enfrentamento à crise climática. A programação segue até quinta-feira (5).