Os queijos artesanais de Minas Gerais têm grande impacto na economia, no turismo e na gastronomia do Estado. Em reconhecimento a essa importância, hoje, dia 16 de maio é comemorado o Dia dos Queijos Artesanais de Minas Gerais.
Aproveitando a data, foi lançada a 7ª edição do Festival do Queijo Artesanal de Minas. O evento, que reúne diversas regiões produtoras, será de 12 a 14 de junho, no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte.
Projeto Bares com Alma movimenta turismo e impulsiona redutos tradicionais de BH
Para marcar os cinco anos do reconhecimento de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a prefeitura da capital mineira, por meio da Belotur e em parceria com o Sebrae Minas, lançou, em novembro de 2024, o projeto ‘Bares com Alma’.
A iniciativa mapeou 30 bares icônicos da cidade e os transformou em atrações turísticas, consolidando-os como importantes representantes da cultura boêmia e gastronômica belo-horizontina.
Macaúba pode revolucionar produção de combustível sustentável de aviação
Em um cenário em que a eletrificação da aviação comercial ainda enfrenta grandes desafios, como o peso excessivo das baterias, o Brasil aposta em uma alternativa mais viável e sustentável: o biocombustível extraído da macaúba. Típica do semiárido e do Cerrado, a palmeira pode produzir até dez vezes mais óleo por hectare do que a soja e se apresenta como solução promissora para a produção do combustível sustentável de aviação, ou SAF, sigla em inglês que representa esse filão de mercado.