Ouça a rádio

Ouvindo...

Times

Transformação digital: uma oportunidade de avançar e não uma ameaça

Estudo da PwC e FDC mostra que, na prática, apenas 7% das médias e grandes empresas priorizam a transformação integral do negócio para um modelo plenamente digital

Leandro Libério, sócio-fundador da Overdub e parceiro Órbi Conecta

Leandro Libério, sócio-fundador da Overdub e parceiro Órbi Conecta

Divulgação/Órbi Conecta

O mundo tem mudado a passos largos. A cada dia uma nova solução digital leva agilidade, eficiência e comodidade ao dia a dia. Mas até que ponto as empresas estão preparadas para incorporar essas mudanças? Segundo o Índice de Transformação Digital Brasil 2023, elaborado pela PwC e pela Fundação Dom Cabral, há muito o que avançar. O estudo, que avalia a maturidade das organizações para aplicar tecnologias digitais em seus negócios, mostrou que, na prática, apenas 7% das médias e grandes empresas ouvidas priorizam a transformação integral do negócio para um modelo plenamente digital.

A boa notícia é que não é tarde para mudar esse cenário. O especialista em Transformação Digital do Órbi Conecta, Leandro Libério, e sócio da Overdub, consultoria em transformação da nova economia, reforça que inovar não saiu de moda. “Estamos levando isso mais a sério no Brasil, mas ainda há muito o que se fazer para trilhar a transformação digital, conectando as organizações com essa nova economia que é física e digital ao mesmo tempo”, alerta.

Ele avalia que em alguns mercados - como o bancário, o de entretenimento e o de varejo - a transformação digital teve um impacto mais direto. Em outros, como o de serviços de saúde, por exemplo, há empresas médias que têm um espaço muito amplo de inovação a ser conquistado, especialmente em seus processos de eficiência organizacional e experiência dos clientes.

“Todas as empresas precisam inovar como forma de sobreviver no mercado. Isso não significa que elas vão, necessariamente, apenas se digitalizar. Inovar significa avaliar a mudança de cultura, a abertura da liderança para transformações necessárias, a formação de times, a conexão com ecossistemas de inovação, a experiência do cliente e a implantação de tecnologias emergentes propriamente ditas”, destaca.

Mas para inovar, Libério observa como principal desafio o apoio das lideranças para fazer a transformação acontecer. “Quando conseguimos essa abertura, a mudança é efetiva e dá resultado. Mas precisamos também que os times se engajem e que entendam que a tecnologia é uma oportunidade de avançar e não uma ameaça”, comenta.

O grande ganho, segundo ele, é o aumento de produtividade dos times. No mercado desde 2016, a Overdub desenvolve e implementa alguns métodos de transformação digital em empresas, em parceria com o Órbi Conecta, principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, para tornar os times mais inovadores. Um deles é o Roadmap Digital, plano estratégico de transformação de dois a quatro anos que identifica as dores e oportunidades da empresa que têm potencial de real impacto no negócio.

Faça parte de um hub de inovação

Fazer parte de um hub de inovação para manter viva a inovação é uma prática importante, segundo Leandro. O Overdub é, por exemplo, também parceira do Órbi Conecta, que promove conhecimento, experiências e conexões entre a sua rede de startups e corporates.

“A gente consegue ampliar a qualidade das entregas do serviço do Órbi para as empresas da rede e, ao mesmo tempo, ampliar a nossa rede de relacionamento pelas conexões do hub. Dessa forma, conseguimos fazer parte de uma inteligência coletiva a respeito de inovação e transformação digital porque apoiamos e fazemos parte dos líderes de inovação do Órbi. Estamos estourando a bolha da inovação e fazendo com que mais pessoas tenham acesso a esse tipo de conhecimento”, diz.

Download 2023 e expectativas para 2024

No próximo dia 30 de novembro, o Órbi Conecta promove o Download 2023, um evento gratuito e aberto aos integrantes do ecossistema de inovação de Minas e a todos os interessados. Serão painéis que discutirão os marcos, tendências e desafios que moldaram este ano e reflexão sobre o que está por vir e oportunidades para 2024. Para saber mais acesse o site www.orbi.co.

O Órbi Conecta é o principal hub de inovação e empreendedorismo digital de Minas Gerais, e agora mantém uma coluna publicada semanalmente às terças-feiras no portal da Itatiaia.
Leia mais