Amigas e amigos do agro!
Tão logo o Brasil recebeu da Organização Mundial de Saúde Animal o seu certificado de “país livre da febre aftosa”, patas de animal africano foram apreendidas no aeroporto Internacional de Guarulhos.
A mala chegou num voo procedente da Africa e estava desacompanhada, o que causou mais estranheza entre os fiscais da Vigiagro - Vigilância Agropecuária Internacional -
Sem nenhum identificação e sem dono, não se sabe ainda em qual país a mala teria sido embarcada. E porque continha patas com cascos fendidos, podendo ser de caprinos?
Na dúvida podemos interpretar como um ato criminoso, que poderia introduzir no Brasil qualquer tipo de doença animal como a própria febre aftosa, já que vários países africanos ainda possuem o vírus.
Por isso, a vigilância sanitária atua na proteção de nossa agricultura e pecuária de onde vem nossos alimentos. Cada país tem suas regras que liberam ou proíbem a entrada de determinados alimentos.
O que você pode levar em voos internacionais?
É sempre bom consultar a Agência Nacional de Alimentos (ANAC) se vc deseja transportar alimentos no avião ou a vigilância sanitária e também o consulado de cada país.
Para a Europa, como exemplo, não é permitido levar frutas, verduras, sementes e produtos de origem animal.
O que você não pode trazer para o Brasil?
Frutas e vegetais; carnes in natura ou industrializadas como embutidos, enlatados, presunto, pescados; leite e derivados; ovos, mel, própolis e cera; produtos veterinários e agrotóxicos e nem desembarcar com alimentos servidos durante o voo.
Um cuidado especial com medicamentos que podem ser proibidos em alguns países e serem considerados como tráfico drogas.