Moraes usa depoimento do Mauro Cid pra reafirmar que não há perseguição

Ministro focou em ‘enterrar’ dúvidas levantadas por Bolsonaro

Mauro Cid em depoimento no STF nesta segunda-feira (9)

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, aproveitou o depoimento do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro, Mauro Cid, para tentar eliminar eventuais dúvidas e contradições levantadas por Bolsonaro e por aliados.

Moraes perguntou, por exemplo, se Cid foi coagido a prestar depoimento. Essa alegação vinha sendo feita por aliados do ex-presidente desde que o ex-ajudante de ordens assinou acordo de delação.

Ciente de que a defesa de Bolsonaro e outros réus poderia explorar possíveis contradições, Moraes antecipou os questionamentos que já haviam sido colocados pela base do ex-presidente. O depoimento faz parte do processo sobre tentativa de golpe. Além de Mauro Cid e do ex-diretor da Agencia Brasileira de Ingeligência (Abin), Alexandre Ramagem, que foram os primerios a depor, estão na lista de oitivas: Almir Garnier, Anderson Torres, Augusto Heleno, Jair Bolsonaro, Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto - todos os réus do chamado ‘Núcleo 1' da suposta ação golpista.

A audiência é presidida pelo ministro Alexandre de Moraes que é o relator do processo.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista na Itatiaia e analista de política na CNN Brasil. Na rádio, idealizou e conduziu o Podcast “Abrindo o Jogo”, que entrevistou os principais nomes da política brasileira. Está entre os jornalistas que mais fizeram entrevistas exclusivas com presidentes da República nos últimos 10 anos, incluindo repetidas vezes Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Messias Bolsonaro. Mestre em ciência política pela UFMG, e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México), está na Itatiaia desde 2006, onde também foi também apresentadora. Como repórter, registra no currículo grandes coberturas nacionais e internacionais, incluindo eventos de política, economia e territórios de guerra. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil. Em 2025, venceu o Prêmio Jornalistas Negros +Admirados na categoria Rádio e Texto.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.

Ouvindo...