Ouvindo...

Irã e Israel: Para frear alta da gasolina, governo antecipa aumento da mistura de etanol

Anúncio será na 4ª feira (25)

Lula e Silveira anunciaram aumento gradual de biodiesel na mistura com o diesel até 2026

O Palácio do Planalto deve oficializar na próxima quarta-feira (25) o aumento da mistura de etanol na gasolina de 27% para 30%. O anúncio foi antecipado para tentar frear a alta no preço do combustível no Brasil, uma das consequências previstas do conflito no Oriente Médio. No biodiesel, a mistura será alterada de 12% para 15%.

Com o novo percentual, segundo o governo, o Brasil alcança autosuficiência no abastecimento de gasolina, se blindando de dois possíveis efeitos da guerra entre Irã e Israel: a alta do preço e a interrupção da importação.

O evento, no Palácio do Planalto, terá a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Após a oficialização, os novos percentuais - já previstos no Programa Combustível do Futuro e aprovado por estudos do Ministério de Minas e Energia - começa a valer de imediato.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.