Ouvindo...

Lula aproveita missão internacional para costuras sobre 2026 e reforma ministerial

Presidente viaja com Pacheco, Hugo Motta e Alcolumbre e tenta ampliar alianças com Republicanos, PSD e União Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai aproveitar a missão ao Japão para fazer costuras políticas para 2026. Uma das tentativas será com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, com quem o petista tentará uma articulação de apoio para uma possível candidatura à reeleição.

O Republicanos, a princípio, não tem candidato à Presidência, embora o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, seja cotado para o posto.

Leia também

Lula também vai buscar apoio do União Brasil, de Davi Alcolumbre. A legenda discute uma fusão com o Progressistas. Ambas as legendas têm opositores à Lula em seus quadros. O União tem um pré-candidato à Presidência, que é o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.

O petista também deve tentar avançar em uma possível aliança com o PSD. Embora Gilberto Kassab, presidente nacional da legenda, faça parte do governo de Tarcísio, o governo vai insistir nos palanques regionais.

Para Minas, o plano de Lula é ter Rodrigo Pacheco, ex-presidente do Congresso Nacional, como candidato ao Governo do estado.

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais