Ouvindo...

PT abre mão de comissões parar barrar Eduardo Bolsonaro nas Relações Exteriores

‘A gente desiste de qualquer coisa’, diz líder do PT na Câmara

O deputado Eduardo Bolsonaro observa o pai Jair Bolsonaro em evento do Partido Liberal

O PT (Partido dos Trabalhadores) está disposto a fazer qualquer esforço para que Eduardo Bolsonaro (PL) não assuma a Comissão de Relações Exteriores (Credn) da Casa.

A informação é do líder petista na Câmara, Lindbergh Farias (RJ).

“A gente desiste de qualquer coisa para impedir que ele entre na Credn, qualquer coisa, a primeira pedida de educação, qualquer que seja a pedida”, disse à Itatiaia.

Pelo tamanho das bancadas, o PL tem direito de fazer as duas primeiras escolhas de comissão e o PT a terceira.

Segundo o líder, o PT está disposto a abrir mão até da Comissão de Educação, que é prioridade para o partido.

No entanto, como não perspectiva de acordo, os petistas se anteciparam e pediram a suspensão do passaporte de Eduardo. Segundo o deputado federal Rogério Correia (PT), vice líder do partido, o parlamentar sera um “presidente desmoralizado”

Segundo Lindberg, Eduardo trabalha contra a soberania nacional.

“Ele tá usando o mandato parlamentar dele pra atividades criminais. Você sabe que interferir numa investigação que está acontecendo, num julgamento que vai acontecer no Supremo Tribunal Federal, isso é contra a lei”, diz o petista sobre articulações do bolsonarista no congresso americano.

Um dos projetos nos Estados Unidos pode impedir entrada do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, no país de Donald Trump, sob a justificativa de que ele fere a Primeira Emenda (que garante a liberdade de e expressão) quando restringe a atuação de redes sociais.

Leia também

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.