O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não confirma que foi convidado para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 20 de janeiro, em Washington. No entanto, segundo fontes da coluna ligadas ao ex-presidente, Bolsonaro já recebeu o convite, mas não vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que libere seu passaporte. O objetivo é evitar o desgaste. O
Bolsonaro está proibido de fazer viagens internacionais. A medida foi adotada pelo STF e pela Polícia Federal para evitar possíveis fugas de investigados.
Até o momento, a avaliação do clã bolsonarista é de que o pedido de autorização para a viagem não seria atendido, por isso a solitação não deve ser feita. Caso o ex-presidente mude de ideia, a negativa do STF será tratada por apoiadores de Bolsonaro como ‘perseguição’ e cerceamento de direitos. Nos Estados Unidos, Donald Trump deve reverberar os argumentos.
Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai para os Estados Unidos em comitiva com deputados aliados para participar da posse.