Ouvindo...

Bolsonaro já teria recebido convite para posse de Trump, mas não deve pedir liberação ao STF

Ex-presidente ainda não confirmou a informação de que foi convidado, mas fontes da coluna afirmam que o convite já foi recebido

Bolsonaro e Trump

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não confirma que foi convidado para a posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 20 de janeiro, em Washington. No entanto, segundo fontes da coluna ligadas ao ex-presidente, Bolsonaro já recebeu o convite, mas não vai pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que libere seu passaporte. O objetivo é evitar o desgaste. O documento está retido em função das investigações sobre a tentativa de golpe de estado.

Bolsonaro está proibido de fazer viagens internacionais. A medida foi adotada pelo STF e pela Polícia Federal para evitar possíveis fugas de investigados.

Até o momento, a avaliação do clã bolsonarista é de que o pedido de autorização para a viagem não seria atendido, por isso a solitação não deve ser feita. Caso o ex-presidente mude de ideia, a negativa do STF será tratada por apoiadores de Bolsonaro como ‘perseguição’ e cerceamento de direitos. Nos Estados Unidos, Donald Trump deve reverberar os argumentos.

Eduardo Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, vai para os Estados Unidos em comitiva com deputados aliados para participar da posse.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.