Ouvindo...

Petistas foram pegos de surpresa e souberam da internação de Lula às 4h da manhã

Sem saber do mal-estar do presidente, a bancada ficou reunida em Brasília até às 22h, para discutir assuntos de partidários

A internação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pegou de surpresa até os parlamentares petistas. A bancada do partido ficou reunida até às 22h desta segunda (9), mas ninguém sabia do mal estar do presidente. Estavam na reunião em Brasília, por exemplo, o lider do governo, deputado federal Zé Guimarães (PT-CE) e o líder da bancada, Odair Cunha (PT-MG).

Os petistas foram pegos de surpresa nesta manhã (10) com a notícia da internação e da cirurgia. A maioria recebeu a notícia por volta das 4h da manhã, segundo fontes da coluna.

Além da apreensão pelo estado de saúde do presidente, há uma tensão pela situação política, já que várias negocações estão em curso. Dentre os assuntos em andamento, está a aprovação de projetos como o do corte de gastos, a liberação de emendas para a votação, a indicação de diretores de agências reguladoras e a reforma ministerial com a troca de ministros, que deve começar em breve.

De acordo com o ministro da Secretaria de Comunicaçao Social, o presidente deu sinais de que não estava bem durante o dia. Com dor de cabeça, Lula foi ao Hospital Sírio Libanês, em Brasília, à noite, e foi transferido para a unidade de São Paulo onde foi operado. A cirurgia reduziu a pressão intracraniana, uma consequência do tombo que o presidente levou no banheiro do Palácio da Alvorada em outubro.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Edilene Lopes é jornalista, repórter e colunista de política da Itatiaia e podcaster no “Abrindo o Jogo”. Mestre em ciência política pela UFMG e diplomada em jornalismo digital pelo Centro Tecnológico de Monterrey (México). Na Itatiaia desde 2006, já foi apresentadora e registra no currículo grandes coberturas nacionais, internacionais e exclusivas com autoridades, incluindo vários presidentes da República. Premiada, em 2016 foi eleita, pelo Troféu Mulher Imprensa, a melhor repórter de rádio do Brasil.
Leia mais