Ouvindo...

Muito a frente do seu tempo - 60 anos AMR

Como o trabalho da Associação Mineira de Reabilitação nos faz refletir sobre as festas de final de ano e o pioneirismo

Na coluna deste ano eu gostaria de trazer para você uma mensagem muito especial, a de que o mundo é transformado por aqueles que enxergam as oportunidades muito a frente do tempo e desafiam as adversidades para realizarem seus sonhos.

Em 2011 quando tive meu extinto programa sobre variedades em Belo Horizonte e que falava também sobre inclusão tive a Associação Mineira de Reabilitação (AMR) como minha maior parceira. Desde então, me tornei voluntária e admiradora número um dessa OSC que em 2024 completou 60 anos e que já transformou a vida de milhares de crianças, jovens e suas famílias.

Eu me lembro como se fosse hoje quando falei para meus professores de jornalismo que queria fazer como trabalho de conclusão de curso um programa de rádio com o objetivo de informar as pessoas e conscientizá-las sobre a importância da inclusão, seus direitos, suas dores, oportunidades e muito mais. Eles ficaram surpresos porque nunca um estudante havia tido esse interesse, estou falando de 2008, ou seja, há exatos 16 anos! Quando apresentei a ideia em 2010 para algumas emissoras de rádio em BH, escutei dentre os inúmeros não, uma frase que me instigou ainda mais a seguir com meu sonho: “quem vai querer ouvir sobre isso?”. Pois bem,mais tarde, o projeto se tornou um quadro no meu extinto programa de TV e desde então estudei bastante sobre o tema. Mas não estou aqui para falar sobre mim, mas sim, sobre os 60 anos da Associação Mineira de Reabilitação (AMR) e o espírito de Natal e final de ano.

Quando chegam essas datas a maior parte das pessoas costumam fazer uma reflexão sobre a vida, a importância da empatia, do ato de doar não só objetos mas também tempo e alimentação. É um período em que nasce um desejo forte de esperança e transformação!

Sobre a AMR

Em 1964, o Dr. Márcio de Lima Castro, médico fisiatra, especialista em medicina de Reabilitação, após retornar de cursos de especialização no exterior, trouxe consigo uma nova visão do processo de reabilitação neuromotora para crianças e adolescentes com deficiências físicas.

Junto dessa experiência nasceu com ele a vontade de criar um centro para tratamento de reabilitação física e neurológica para crianças. Isso porque, naquela época, um grande número de crianças se acometeram de sequelas provenientes da Poliomielite (Paralisia Infantil). Aqueles com menos condições financeiras quase não tinham acesso a tratamentos adequados, por isso a necessidade de criar um espaço especializado para o atendimento infantil.

Atualmente a instituição está entre as 45 brasileiras em ranking internacional e oferece atendimento personalizado e gratuito para cerca de 500 pacientes simultaneamente.

Em 2023, a associação atendeu acima de 400 pacientes e disponibilizou mais de 48 mil sessões de reabilitação e consultas médicas em 20 especialidades diferentes. A AMR contabilizou mais de 260 mil atendimentos, beneficiando mais de 20 mil pacientes; realizou mais de 690 procedimentos cirúrgicos; Investiu mais de R$50 milhões em reabilitação e inclusão no mesmo período.

Com uma gestão empreendedora feita pelo seu Presidente Sérgio Belisário, a OSC também entregou mais de 15 mil equipamentos como órteses, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e outros para adaptações. Outro setor que encanta é o do voluntariado, para se ter uma ideia da potência do trabalho realizado pela área, em 2023 foram arrecadados mais de R$9 milhões e doadas mais de 440 mil fraldas e 11 mil cestas básicas aos beneficiários e suas famílias.

A vontade de inovar e ser pioneira em muitas questões fez a AMR investir em um novo laboratório. O Laboratório de Análise do Movimento (LAM) oferece tecnologia de ponta para analisar com precisão os movimentos corporais em várias atividades físicas. Ele é fundamental para identificar distúrbios de movimento, permitindo diagnósticos precisos e orientações detalhadas para o tratamento. O espaço oferece serviços a pacientes e ao público externo.A oficina de órteses também oferece um serviço único e personalizado.

A AMR nos faz refletir como precisamos quebrar nossas barreiras, ter um olhar inovador para que possamos realmente deixar um legado nesse mundo. Há 60 anos um homem, médico, enxergou e se importou com seres humanos que em sua maioria eram trancados em casa ou em clínicas psiquiátricas, Ele e seus amigos acreditaram que sim, essas pessoas também poderiam viver dignamente e lutaram bravamente por isso. Isso, sim, é amor ao próximo, caridade e empatia!

A Associação não cuida só dos pacientes, mas também, de toda a família, em especial, as mulheres (mães) que em sua grande maioria são abandonadas pelos companheiros quando possuem uma criança com deficiência.

O perfil do público atendido pela instituição é formado por:

  • 91% das famílias, crianças e adolescentes estão inscritas no CadÚnico;
  • 82% desses grupos vivem com até dois salários mínimos;
  • 72% dos pacientes têm idade entre 7 e 17 anos (já que recebem acompanhamento até a vida adulta);
  • 54% são meninos; 46% são meninas;
  • 75% usam cadeira de rodas.

Segundo Sérgio Belisário, a AMR nunca parou no tempo e sempre acompanhou o desenvolvimento da sociedade. Por isso, desde fevereiro de 2020, participamos do PILARIS - Programa de Gestão para Organizações Sociais, desenvolvido pela Fundação Dom Cabral. o Programa tem como objetivo ajudar organizações sociais a incorporarem ferramentas de gestão em seu dia a dia para se tornarem autossustentáveis e mais atrativas para investimentos. Assim, juntamente com a escola de negócios, desenvolvemos um planejamento estratégico que visa aumentar a eficiência da instituição, implementando ações em áreas-chave para fortalecer a marca. “Inovação, arrojo e eficácia fazem parte do nosso DNA”.

Para mim foi emocionante participar em agosto da festa de 60 anos, conversar com tantas mães que tiveram suas vidas e de seus filhos transformadas graças ao atendimento ímpar oferecido por profissionais mais do especialistas, mas também, apaixonados pelas pessoas!

Tanto amor e eficiência já renderam a AMR em 2024, o prêmio do Thedotgood, um dos mais prestigiados rankings internacionais que avalia os impactos de ONGs globalmente. Organizado por uma mídia independente sediada em Genebra, na Suíça, o prêmio destaca práticas inovadoras no Terceiro Setor, a posicionando como uma das 45 melhores organizações sociais do Brasil. Além de mais uma vez novamente ter sido considerada uma das 100 maiores ONGS do Brasil.

Essa coluna foi para te inspirar, mostrar que podemos estar muito à frente do nosso tempo e que podemos sim, transformar a vida de muita gente! Desejo que os valores cristãos estejam ainda mais fortes no seu coração conforme Jesus nos ensinou e que em 2025, você comece a plantar o seu futuro legado social!

Esse texto foi baseado do release contendo informações enviadas pela assessoria de comunicação da AMR

Conheça mais em: www.amr.org.br

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Bruna Braga é jornalista, consultora em RSC e fundadora da Terceirolhar

A opinião deste artigo é do articulista e não reflete, necessariamente, a posição da Itatiaia.