Por que não há eclipses todo mês? Entenda o motivo
Apesar de a Lua passar regularmente entre a Terra e o Sol, um pequeno desalinhamento em sua órbita impede que eclipses solares e lunares ocorram todos os meses

Muita gente acredita que deveria haver eclipses todos os meses, já que a Lua passa regularmente entre a Terra e o Sol e, em outro momento, fica do lado oposto do planeta. No entanto, um detalhe na órbita lunar impede que isso aconteça com frequência.
A Lua leva cerca de 29 dias para completar uma volta ao redor da Terra. Durante esse período, ela passa pela fase de Lua nova, quando está entre a Terra e o Sol, e pela Lua cheia, quando a Terra fica posicionada entre o Sol e a Lua. Em teoria, esses alinhamentos seriam suficientes para provocar eclipses solares e lunares todos os meses.
O que impede esse cenário é a inclinação da órbita da Lua. O plano em que o satélite natural gira ao redor da Terra está inclinado cerca de 5 graus em relação ao plano da órbita terrestre ao redor do Sol, conhecido como eclíptica. Por causa dessa diferença, na maior parte do tempo a Lua passa um pouco acima ou abaixo do alinhamento necessário para que sua sombra atinja a Terra ou para que ela entre na sombra terrestre.
Os eclipses só ocorrem quando o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados justamente nos pontos em que as duas órbitas se cruzam, chamados de nodos. Quando uma Lua nova ou uma Lua cheia acontece próxima a esses pontos, o fenômeno se torna possível.
Além disso, os eclipses costumam ocorrer em períodos conhecidos como "temporadas de eclipses", que se repetem aproximadamente a cada seis meses. Nesses intervalos, é comum que um eclipse solar e um eclipse lunar aconteçam com cerca de duas semanas de diferença.
A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.



