Minas Gerais usa inteligência artificial para receber demandas dos cidadãos
O cidadão acessa o portal da OGE/MG e inicia uma conversa com a inteligência artificial por meio de um chat interativo

A partir desta segunda-feira (22), Minas Gerais passa a utilizar inteligência artificial para aprimorar o atendimento aos cidadãos. A tecnologia passa a integrar a jornada de registro das manifestações recebidas pela Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG).
Desde o acolhimento inicial até o tratamento e a triagem das demandas, a implementação da IA tem o objetivo de tornar o processo mais intuitivo e acessível. Dessa forma, o cidadão não precisa conhecer a estrutura administrativa do Estado ou dominar conceitos relacionados às políticas públicas para registrar corretamente uma denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio.
A inteligência artificial conduz a conversa, identifica a demanda e orienta o usuário durante todo o processo.
“Estamos utilizando a tecnologia para aproximar ainda mais o cidadão do Estado. A inteligência artificial torna o acesso à ouvidoria mais simples, inclusivo e confiável, além de contribuir para respostas mais rápidas e assertivas. Nosso papel é ser a ponte entre a sociedade e o governo, e estamos modernizando essa conexão para oferecer uma experiência cada vez melhor aos mineiros”, destaca a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Como funciona
O cidadão acessa o portal da OGE/MG e inicia uma conversa com a inteligência artificial por meio de um chat interativo. Durante a interação, a ferramenta:
- Recebe e interpreta o relato do cidadão;
- Identifica automaticamente o tipo de manifestação (denúncia, reclamação, solicitação, sugestão ou elogio);
- Solicita informações complementares, quando necessário;
- Orienta o usuário sobre os próximos passos;
- Organiza e qualifica os dados para encaminhamento correto da demanda;
- Gera o protocolo de atendimento após a conclusão do registro.
A iniciativa foi desenvolvida com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por intermédio da Secretária-Geral do Estado de Minas Gerais.
A Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais é o canal oficial de interlocução entre a sociedade e o Governo de Minas. O órgão autônomo recebe, analisa e acompanha manifestações dos cidadãos, transformando essas informações em subsídios para o aprimoramento das políticas públicas e o fortalecimento da gestão pública estadual.
Pablo Paixão é graduado em Jornalismo, pela UFMG, e em Cinema e Audiovisual, pelo Centro Universitário UNA BH. Tem experiência em diferentes áreas da comunicação e marketing. Com passagem pela TV UFMG, na Itatiaia atuou inicialmente nas editorias de Entretenimento, Cultura e Minas Gerais. Atualmente, colabora com as editorias Pop e Carnaval.



