Nos últimos dias, uma configuração dos planetas tem acontecido de forma a que eles pareçam estar em um arco no céu. Nesta sexta-feira (28), além de Vênus, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno, também Mercúrio entra nesse “desfile”, popularmente conhecido como “
Dos planetas, três podem ser vistos a olho nu: Marte, Vênus e Júpiter. Apesar de não ser um evento raro, a visibilidade simultânea de tantos planetas é um espetáculo a se admirar.
Como observar
Marte, Vênus e Júpiter são os mais fáceis de observar sem o uso de equipamentos. Procure-os a oeste, na direção do pôr do sol. Outras maneiras são procurar aplicativos para celular que podem ajudar a mapear o céu e localizar os planetas.
Uma dica: planetas não “cintilam” como estrelas.
Alinhamento ou Conjunção?
O termo técnico mais correto para descrever o fenômeno é “conjunção”, que se refere à visibilidade simultânea dos planetas. Os planetas não formam uma linha reta perfeita, mas sim um arco no céu. A visibilidade de todos os planetas ao mesmo tempo requer condições ideais.
Desmistificando o Alinhamento:
Informações falsas sobre o alinhamento têm circulado, incluindo alegações de que é um evento super-raro ou que pode causar desastres naturais. O Observatório Nacional desmente essas alegações, explicando que o fenômeno não é tão incomum e que a influência gravitacional dos planetas sobre a Terra é insignificante. Um alinhamento semelhante ocorrerá de 12 a 20 de agosto.
Não Perca
Em 12 de agosto, haverá uma conjunção especial entre Vênus e Júpiter, os dois planetas mais brilhantes no céu.
Com informações da Agência Brasil