Ouvindo...

Clássico 250 comemora 60 anos do Mineirão: quem leva a melhor no estádio por temporada

No geral, a vantagem é cruzeirense, com 88 vitórias, contra 80 atleticanas

Com 60 anos, o Mineirão é o grande palco da maior rivalidade mineira, o confronto entre Cruzeiro e Atlético. E o primeiro jogo do estádio após comemorar as seis décadas, em 5 de setembro, será exatamente um clássico entre eles, não só decisivo, pois vale vaga nas semifinais da Copa do Brasil, como também histórico, pois será o de número 250 no Gigante da Pampulha.

Nas 59 temporadas já disputadas na arena, que ficou totalmente fechada em 2011 e 2012 por causa da reforma para ser sede das Copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014), o Mineirão sediou 249 clássicos entre os times principais de Raposa e Galo. E nesta verdadeira batalha da Pampulha, os períodos de domínio de cada lado fica evidente quando se faz o recorte anual do confronto.

No geral, a vantagem é cruzeirense, com 88 vitórias, contra 80 atleticanas. São 81 os empates. Os azuis marcaram 288 gols, já os alvinegros, 270.

Leia também

No recorte anual, a Raposa também tem números melhores. Dominou 28 anos, enquanto o Galo foi melhor em 26. Em cinco temporadas, eles empataram em número de vitórias e gols marcados.

A maior supremacia é também cruzeirense, com sete anos no total, indo de 2005 a 2010, e mais 2013, primeira temporada do Gigante da Pampulha após a reforma para as Copas.

Confira todos os números do clássico por ano no Mineirão:

Alexandre Simões é coordenador do Departamento de Esportes da Itatiaia e uma enciclopédia viva do futebol brasileiro