Um evento astronômico especial está previsto para ocorrer em 28 de fevereiro de 2025: um “desfile” de todos os planetas do Sistema Solar será visível em grande parte da Terra. Embora eventos de conjunções planetárias, onde planetas vizinhos da Terra aparecem próximos no céu, não sejam tão raros, um alinhamento com todos os planetas é muito mais incomum.
De acordo com o portal StarWalk, um evento semelhante só deverá ocorrer novamente em 19 de maio de 2161. Este “superalinhamento planetário de fevereiro” será visível em quase todo o mundo nas noites próximas a 28 de fevereiro de 2025, considerada a data mediana para melhor visibilidade.
Os planetas Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte serão facilmente visíveis a olho nu, já Urano e Netuno exigirão o uso de equipamentos para observação. Saturno será o planeta mais difícil de observar, pois estará perto do Sol, exigindo precisão no tempo e posicionamento.
Como observar
Para otimizar a observação é recomendando que a pessoa se posicione em um local elevado, com clima favorável e longe da poluição luminosa urbana.
É importante notar que o termo “alinhamento planetário” pode ser enganoso. Os planetas não se alinham em uma linha reta perfeita. O fenômeno de 28 de fevereiro é mais precisamente uma “parada de planetas”, onde os planetas aparecem próximos no céu devido à perspectiva da Terra em relação às suas órbitas