Ouvindo...

Gemini: inteligência artificial do Google não responde perguntas sobre eleições

A atualização já está em vigor em países como Brasil, EUA e Índia - que enfrentam processo eleitoral em 2024

IA: Google bloqueia resposta do Gemini sobre eleição no Brasil, EUA e índia

O Google bloqueou no Brasil consultas relacionadas as eleições em seu novo chatbot de Inteligência Artifical (IA), Gemini.

A restrição visa evitar respostas imprecisas ou potencialmente manipuladas, apurou o portal norte-americano TechCrunch.

A atualização já está em vigor em países que enfrentam eleição em 2024. É o caso do Brasil, EUA e Índia, as maiores democracias do mundo.

Leia também

“Ainda estou aprendendo”

Consultas sobre partidos políticos ou candidatos, o Gemini responde com a seguinte mensagem automatizada: “Ainda estou aprendendo a responder essa pergunta. Entretanto, experimente a Pesquisa Google”.

A restrição acontece tanto para perguntas sobre as eleições no Brasil, quanto dos EUA. Também estão bloqueadas perguntas básicas sobre pleitos anteriores, como, por exemplo: “quem venceu as eleições de 2006?”.

A medida destaca a preocupação do Google com o uso indevido da inteligência artificial.

No último mês, a empresa de tecnologia suspendeu a geração de imagens por IA após o Gemini retratar uma tropa nazista com diversidade racial.

As eleições municipais acontecem em todo o Brasil no dia 6 de outubro. O segundo turno está agendado para 27 de outubro.

Os Estados Unidos escolhem o próximo presidente da República em 5 de novembro, com uma provável repetição da disputa entre Biden e Trump pela Casa Branca, que já aconteceu na eleição de 2020.

O Google afirma que “IA é uma tecnologia complexa e em constante desenvolvimento” pela empresa.

Participe dos canais da Itatiaia:

Formado em Jornalismo pela UFMG, com passagens pelo jornal Estado de Minas/Portal Uai. Hoje, é repórter multimídia da Itatiaia.