Ouvindo...

Alexa viola privacidade de crianças e Amazon recebe multa

Companhia não atendeu a pedidos de pais para excluir gravações de voz e informações de geolocalização de seus filhos

Alexa teria violado privacidade de crianças

Acusada de violar privacidade infantil, a Amazon foi multada em US$ 25 milhões nos EUA. As supostas infrações foram cometidas pela assistente virtual Alexa, cujos serviços são oferecidos a menores de 13 anos desde 2018.

Leia também:

Em maio deste ano, o Departamento de Justiça (DoJ) e a Comissão Federal de Comércio (FTC) dos EUA denunciaram a empresa. Isso porque a companhia não atendeu a pedidos de pais para excluir gravações de voz e informações de geolocalização de seus filhos.

A denúncia informa que as gravações de crianças eram retidas até setembro de 2019, a menos que os pais as apagassem manualmente. “A Amazon falhou ao não excluir as informações de voz e geolocalização dos usuários mediante solicitação”, diz o documento. “Em vez disso, reteve os dados para uso potencial. Essas práticas violam a Seção 5 da Lei FTC.”

Outro processo por violação de privacidade contra a empresa está associado ao serviço Ring (de campainha com vídeo). Nesse caso, os funcionários supostamente teriam se envolvido em vigilância ilegal de clientes. A Amazon foi condenada a pagar US$ 5 milhões.