O segundo trimestre de 2023 marca aumento de 8% em
Leia também:
Na América Latina, o crescimento dos ataques foi de 9% e o
O setor com maior incidência de ataques foi o de Educação/Pesquisa, com média de 2.179 ocorrências por organização por semana — uma queda de 6% em relação ao segundo trimestre de 2022. O segmento Governo/Militar ficou em segundo, com média de 1.772 episódios por semana (9% a mais que no ano anterior). Saúde aparece em terceiro, com média de 1.744 ataques por semana, um aumento de 30% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Ransomware teve decréscimo
Aproximadamente uma em cada 44 organizações em todo o mundo sofreu ataque ransomware semanalmente no segundo trimestre de 2023. Em relação ao mesmo período de 2022, isso representa queda de 9%. As regiões Ásia Pacífico e Europa tiveram aumento dessas ocorrências, 29% e 21% respectivamente. Já a América Latina teve decréscimo de 12%.
O segmento mais atingido por
Como se prevenir contra ataques
É importante usar tecnologias de proteção para evitar ser vítima de ataques cibernéticos. Veja, a seguir, medidas úteis para manter a segurança digital:
é importante garantir que as atualizações de segurança estejam instaladas, já que muitas vulnerabilidades conhecidas podem ser eliminadas com elas;
tecnologias adequadas ajudam a evitar ataques, em vez de bloqueá-los depois de já estarem instalados;
para evitar danos por ransomware, é fundamental fazer backup de dados regularmente;
não clique em
links suspeitos nem abra anexos inesperados;não revele dados pessoais ou confidenciais em sites que possam não ser legítimos;
sempre verifique a legitimidade de um software antes de baixá-lo;
não conecte USBs desconhecido no seu computador;
se for se conectar via Wi-Fi público ou não confiável, use uma rede privada virtual (Virtual Private Network – VPN).