Uma imagem vale mais do que mil palavras. Talvez seja por isso que os emojis são tão populares. Você provavelmente já usou um desses ícones — ou usa toda hora, nas mais diferentes situações. Eles são muito populares nas redes sociais e em mensageiros instantâneos, como o
Leia também:
Os emojis funcionam como linguagem universal ao expressar
Um bom exemplo é o 🙏. Enquanto na Emojipedia, seu nome é Mãos Juntas, há os significados de “por favor” e “obrigado” na cultura japonesa, bem como o das mãos juntas em oração e do amém no Brasil, o namastê como sinal de respeito e saudação no budismo e o high five dos americanos. Os símbolos ajudam a reduzir as limitações da comunicação escrita, já o texto não informa tom de voz, gestos e expressões faciais.
A Emojipedia informa que há mais de 3.664 emojis cadastrados na Unicode — consórcio que renova periodicamente as figuras em todos os sistemas operacionais — e qualquer um pode sugerir novas figuras, a partir de critérios definidos pela entidade. Nesta segunda-feira (17) é o dia deles: o Dia Mundial do Emoji é comemorado desde 2014.
A data foi escolhida por Jeremy Burge, fundador da Emojipedia, porque o emoji de calendário do iOS exibe 17 de julho em sua figura — já a Apple escolheu a data porque nesse dia, em 2002, lançou o aplicativo de calendário iCal no macOS. À época,
Primeiros emojis
Criados pelo designer de interface japonês Shigetaka Kurita, em 1999, quando ele atuava na NTT DoComo, os primeiros 176 emojis foram desenvolvidos para serem utilizados em pagers e celulares da companhia — principalmente por adolescentes. Eles representavam expressões faciais simples, objetos, fenômenos climáticos e outros.
Os ícones foram criados para facilitar a comunicação em um espaço limitado. Como as mensagens de e-mail eram restritas a 250 caracteres, os emojis poderiam dizer mais do que o texto no pequeno campo. A palavra emoji é composta pela junção dos elementos e (imagem) e moji (letra). Eles variam ligeiramente de acordo com o sistema operacional.
Em outubro de 2016, o Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA) incluiu o pacote de 176 emojis originais em sua coleção. “Os emojis de Shigetaka Kurita são manifestações poderosas da capacidade do design de alterar o comportamento humano: eles plantaram a semente para um crescimento explosivo de uma nova língua visual”, diz Paul Galloway, especialista da coleção de arquitetura e design do MoMA.
Em 2013, o termo “emoji” foi adicionado ao Dicionário Oxford e, em 2015, a publicação escolheu a carinha chorando de rir como “palavra do ano”. Segundo a entidade, a escolha refletia a popularização das diferentes formas de comunicação digital daquele momento.
Premiação anual
Desde 2017, a premiação anual World Emoji Awards, realizada pela Emojipedia, reconhece os emojis mais utilizados no mundo. A
Já o mais esperado é a cabeça balançando horizontalmente (que representa o “não”), com 21,4% dos votos. O novo emoji mais popular, determinado por uso no decorrer do ano, foi o coração rosa, seguido pelo rosto trêmulo e pelo coração azul claro. Já o ícone com uso mais consistente foi o de rolando de rir 🤣.
Alguns emojis têm sido populares de forma consistente, assim como o crescimento no uso dos ícones: em 2013, 4% das mensagens do
😂 rosto chorando de rir
😍 rosto sorridente com olhos de coração
😘 rosto mandando um beijo
👌 sinal de OK
😭 rosto chorando aos berros
😒 rosto aborrecido
😊 rosto sorridente com olhos sorridentes
😩 rosto desolado
😁 rosto contente com olhos sorridentes
😏 rosto com sorriso maroto
Embora emojis e emoticons muitas vezes sejam considerados sinônimos, eles têm conceitos bastante diferentes. O emoticon junta as palavras emotion (emoção) e icon (ícone), e usa caracteres gráficos para representar emoções humanas. O primeiro deles foi criado em 1982 por Scott Fahlman: é o de rosto feliz “:-)”.