Ouvindo...

Robô humanoide da Tesla chega a lojas da marca dos EUA

Anunciado pela empresa em 2021, ele vai ser usado para atrair clientes para comprar os carros da montadora

Montadora quer usar dispositivo em suas próprias fábricas

Depois de ser sucesso em exposições e conferências, o robô humanoide Optimus, da Tesla, agora pode ser visto em lojas da marca nos EUA. O objetivo é atrair clientes e melhorar o desempenho das vendas.

Leia também:

O Optimus foi anunciado pela empresa em 2021 e Elon Musk, CEO da companhia, chegou a prever que ele vai responder pela “maior parte do valor de longo prazo da Tesla”. A ideia é que ele substitua humanos em tarefas repetitivas.

Sua exposição nas lojas da marca é usar a curiosidade dos interessados sobre o robô para que eles visitem as lojas e, se possível, comprem os veículos da montadora. A Tesla tem tido melhor desempenho na China do que nos EUA depois que unidades do Optimus passaram a ser exibidas em lojas chinesas da montadora.

Tom Zhu, diretor automotivo da Tesla, quer equiparar os dois mercados e, para isso, vai usar o Optimus para reforçar o engajamento dos consumidores nas lojas americanas. Vale lembrar que não se trata de um protótipo funcional: é apenas um modelo que representa o que a Tesla pretende oferecer ao mercado no futuro.

Recentemente, a empresa apresentou imagens de protótipos funcionais, mas ainda não há informações sobre quando o produto vai estar disponível comercialmente. Inicialmente, a montadora deve usar o Optimus nas operações de suas fábricas — a marca já afirmou que quer ter milhares de robôs humanoides em suas linhas de montagem.

Enquanto isso não ocorre, entretanto, a empresa planeja usar unidades de demonstração para melhorar o engajamento em suas lojas de varejo. Resta saber se essa é uma boa estratégia.