Um recurso de controle acaba de chegar ao Discord: é a Central da Família. Nela, pais ou responsáveis serão informados sobre parte das atividades de seus filhos
Leia também:
Criado em 2015 para permitir conversas durante jogos online, o Discord tem apresentado conteúdos que incentivam exploração sexual, pedofilia, automutilação, racismo, maus-tratos de animais, assassinatos e exposição de informações confidenciais. Integrantes de grupos suspeitos de usar a plataforma para cometer estupro de vulnerável foram presos em diferentes Estados brasileiros.
O Discord afirma que busca impedir a disseminação do que chama de “conteúdo
Segundo a empresa, a Central da Família busca “promover um diálogo produtivo sobre hábitos de internet mais seguros e criar maneiras mutuamente benéficas para pais e adolescentes se conectarem sobre experiências online”.
A Central da Família vai ter um painel de atividades do adolescente, disponível na aba “Minha família”, com informações dos últimos 7 dias. Além disso, os responsáveis conectados vão receber um resumo semanal por e-mail com informações sobre as atividades do adolescente no serviço.
O Discord vai informar amigos adicionados recentemente, com seus nomes de exibição e avatares, para quais usuários o adolescente enviou mensagens ou ligou em mensagens diretas ou em grupo (com nomes de exibição, avatares e horários da última mensagem ou chamada) e em quais servidores ingressaram ou participaram, com nomes, ícones e contagem de integrantes do servidor. O recurso é específico para contas de adolescentes.
Quando o usuário completar 18 anos, seu perfil será automaticamente desconectado dos familiares conectados na ferramenta. Além disso, pais e filhos podem se desconectar de integrantes da família no aplicativo a qualquer momento — de forma a garantir sua autonomia e privacidade.
Como ativar
É importante que a ativação da Central da Família seja feita com o filho adolescente, já que a autorização dele é necessária para que a atividade da conta seja compartilhada. Para isso, é necessário ter o aplicativo Discord no celular. Acompanhe:
vá a “Configurações do usuário” e escolha a opção “Central da Família";
selecione “ativar Central da Família” — nessa etapa, o adolescente deve fornecer o código QR gerado no aplicativo dele, disponível na opção “Conectar com o pai";
escaneie o código fornecido pelo adolescente com o aplicativo Discord;
assim que o adolescente aceitar a conexão, os dois terão acesso total à Central da Família.