Ouvindo...

Novo engenheiro de software da SpaceX tem 14 anos

Recém-formado na Universidade de Santa Clara, ele vai atuar na equipe da Starlink

Kairan Quazi, de 14 anos, é graduado mais novo nos 172 anos da Universidade de Santa Clara

Adolescente, 14 anos, formado em engenharia pela faculdade de engenharia da Universidade de Santa Clara, na Califórnia (EUA) — nos 172 anos da instituição, ele é o graduado mais novo. Esse é o breve currículo de Kairan Quazi, que vai ser contratado pela SpaceX a partir de julho como engenheiro de software.

Leia também:

Quazi vai se juntar à equipe da Starlink, responsável pela internet via satélite da companhia. “Eu acho que meus anos na faculdade foram os mais felizes da minha vida, porque eu tive muita autonomia, realmente, para compartilhar minha jornada”, diz o jovem, em entrevista ao Los Angeles Times.

Aos 2 anos de idade, Kairan já falava frases completas. No jardim de infância, ele contava as notícias que ouvia na National Public Radio para professores e colegas de escola. Quando completou 9 anos, ele sentiu que não era desafiado pelas atividades escolares e seus pais, professores e pediatra concordaram que Kairan estava pronto para estudos mais avançados.

Mesmo assim, seus pais tiveram dificuldade para encontrar uma instituição que o aceitasse. Ele, então, saiu da terceira série para uma faculdade comunitária, a Las Positas College, em Livermore, na Califórnia. Ali, sentiu que a carga de trabalho fazia sentido para o seu nível. Mais tarde, Kairan foi transferido para a Universidade de Santa Clara.

Enquanto ainda estava na faculdade, Kairan e sua mãe selecionaram empresas em que ele poderia se candidatar a um estágio. Apenas uma empresa respondeu: Lama Nachman, diretora do Laboratório de Pesquisa de Sistemas Inteligentes da Intel, teve uma reunião com Kairan, que, à época, tinha 10 anos. Ele esperava ouvir um “tente novamente em alguns anos”, mas Lama o aceitou.

Há dois meses, ele publicou algumas fotos no Instagram em que mencionava uma entrevista de emprego. “Me preparando para uma grande entrevista de emprego e entrando na vibe ‘intensa e madura’”, diz a legenda. Três semanas depois, informou que havia aceitado a oferta da SpaceX, “uma das empresas mais legais do planeta”.

Ele e a mãe devem se mudar de Pleasanton, na Califórnia, para Redmond, em Washington, quando ele começar a trabalhar. Para o primeiro dia de trabalho, Kairan já tem ideia de que roupa usar. “Provavelmente, vou usar jeans e camiseta, para ser levado a sério como engenheiro.”