Ouvindo...

Cinco são presos por operar serviço clandestino de IPTV

Plataforma, chamada Flawless TV, transmitia jogos da Premier League ilegalmente no Reino Unido

O combate ao uso ilegal de conteúdo audiovisual não ocorre apenas no Brasil. No Reino Unido, cinco homens foram condenados à prisão por operarem a “Flawless TV”, um serviço de IPTV que transmitia jogos da Premier League ilegalmente. Um dos principais campeonatos de futebol do mundo era vendido de forma irregular para mais de 50 mil telespectadores.

Leia também:

A BCC News conta que o esquema movimentou aproximadamente R$ 45 milhões entre 2016 e 2021. Os usuários do serviço pagavam o equivalente a R$ 63 mensais para ter acesso a mais de 300 canais que podiam ser assistidos em dispositivos móveis ou Smart TVs. E não era só isso: eles ofereciam suporte e atendimento 24 horas por dia aos clientes.

Um dos investigados é Mark Gould. Líder da operação, ele foi condenado a 11 anos de prisão, enquanto os demais criminosos receberam penas de 3 a 5 anos. Christopher Felvus, um dos envolvidos no serviço clandestino, tinha imagens potencialmente relacionadas a abuso infantil em seu computador.

As autoridades encontraram de 20 a 30 decodificadores usados na operação da Flawless TV e uma lista de vários clientes, que pagavam pelo serviço ilegal. Ainda não está claro se os usuários da plataforma irregular receberão penalidades — é possível que alguns deles nem soubessem que a Flawless TV era clandestina.

Leia mais