Depois de criar uma música sertaneja em homenagem ao
Leia também:
Tupinambá, que se declara fã de rock, teve a ideia ao perceber que existem músicas sertanejas dedicadas a tecnologia — como “Notificação Preferida” e “Waze Falou”, ambas de Zé Neto & Cristiano. O produtor avalia que a característica do sertanejo universitário é se aproximar do cotidiano. "É por isso que utilizar as tecnologias que estão intensamente presentes no dia a dia de todos é uma excelente maneira de estabelecer essa conexão”, diz, em entrevista ao g1.
Ele escolheu o
Tupinambá pediu ao ChatGPT que criasse a letra da música. Como não gostou da sugestão, decidiu escrevê-la em parceria com Malu, sua namorada. A gravação das vozes teve a ajuda de um amigo e a mixagem foi feita em conjunto com outro amigo. “ChatGPT” parece uma gravação ao vivo.
Para lançar a canção nas plataformas digitais, ele não queria usar seu próprio nome. A tarefa de definição do nome da dupla, então, ficou com o ChatGPT, que sugeriu João Miguel & Pedro Henrique. Já a capa do single dos cantores foi criada por uma ferramenta de inteligência artificial que produz imagens a partir de descrições.
Como o ChatGPT, embora bastante popular, não está tão presente no dia a dia quanto aplicativos como WhatsApp, o compositor tinha dúvidas sobre a receptividade à criação. “Fiquei surpreso com a quantidade de pessoas que assistiram e compartilharam o conteúdo em um período tão curto.”
Com o sucesso da música de João Miguel & Pedro Henrique, Tupinambá já busca inspiração para a próxima canção da dupla. Um novo vídeo dele no
Nos comentários, um seguidor diz que “seria uma sacada massa se tivesse feito a letra no ChatGPT”. O compositor responde que “a próxima vai ser”. Enquanto isso, a composição “ChatGPT” está disponível para ser regravada por uma dupla de verdade.