Ouvindo...

Polícia do Irã vai perseguir mulheres sem hijab em público

Segundo a entidade, violação será detectada com tecnologia

Lei iraniana obriga uso do hijab

Mulheres que não cumprirem o código de vestimenta imposto no Irã vão ser identificadas e receberão punição. A ação foi anunciada pela polícia iraniana neste sábado (15). Segundo a entidade, serão usados dispositivos inteligentes para detectar a violação.

Leia também:

Comunicado publicado no site da polícia informa que, “a partir de hoje”, serão aplicadas “ações cuidadosamente planejadas” em vias públicas, veículos e “lugares onde [as mulheres], às vezes, removem o hijab”. “A tecnologia será utilizada para a identificação inteligente de quem infringir a lei”, afirma o órgão. Não houve, entretanto, detalhamento dos métodos a serem empregados.

O documento destaca que, “segundo as leis em vigor, o ato de remover o hijab é considerado crime”. “As pessoas que infringem a lei são responsáveis por seus atos e devem ser responsabilizadas por seu comportamento”, diz Hassan Mofakhmi, chefe de segurança da polícia.

Mofakhmi alerta que empresas que permitem que funcionárias retirem o véu no local de trabalho vão receber advertências. Em caso de reincidência, de acordo com ele, o negócio pode ser encerrado.