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Guerra de robôs: ChatGPT provoca Bard

Bard expressou preocupação com potencial de disseminação de desinformação, mas criou um conteúdo falso sobre si próprio

Tudo começou quando o Bard disse que estava preocupado com o potencial do ChatGPT (e dele mesmo) de espalhar desinformação. A declaração ocorreu em um teste realizado pelo site The Verge na terça-feira (21). O ChatGPT, então, decidiu desprezar o concorrente.

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Nesta quarta-feira (22), o buscador Bing, que usa o mecanismo do ChatGPT, passou a dizer que o Bard havia sido encerrado. A evidência era um tuíte: um usuário mostra que perguntou ao Bard quando ele seria fechado e a ferramenta respondeu que isso já havia acontecido.

Segundo a resposta, o Google havia tomado essa decisão por falta de adoção do recurso — que ainda nem foi lançado, está aberto para testes públicos nos EUA e no Reino Unido. O Bard apresenta, como evidência, um comentário no HackerNews, em que um usuário brinca com a possibilidade de isso acontecer.

Lá mesmo, outro usuário mostra que usou o ChatGPT para escrever a notícia falsa da ocorrência. Com isso, ambos espalharam desinformação. É por isso que há tanta preocupação com a possibilidade de os robôs de conversa serem responsáveis pela disseminação de conteúdo impreciso e informações incorretas.

Apesar de todas as vantagens dessas ferramentas, é preciso lembrar que robôs com inteligência artificial podem afetar negativamente o ecossistema de informação da internet. Por enquanto, essas ferramentas são incapazes de avaliar se uma fonte é confiável, podem interpretar histórias sobre si mesmos de forma incorreta e até relatar mal as próprias capacidades. Nesse caso específico, tudo começou com uma piada.

Agora, o Bing já atualizou a resposta e informa que o Bard está ativo. É difícil saber se o sistema pode ser facilmente corrigido ou se é maleável ao ponto de dificultar um relato consistente sobre os erros que ele comete. A falta de capacidade desses modelos de inteligência artificial de separar fato de ficção pode liberar um rastro de desinformação e desconfiança na web.

Todos os alertas de que os robôs de conversa são apenas experimentos é apenas uma defesa frágil das companhias: os usuários os usam como se eles de fato fornecessem respostas precisas e confiáveis. Isso leva à disseminação cada vez mais intensa de desinformação.

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