Ouvindo...

Pedófilos usam Pinterest para encontrar fotos de crianças

Algoritmo facilita ação de criminosos pelo modo como recomenda conteúdo

Plataformas atuam para conter abusos

Imagens de crianças e adolescentes expostas no Pinterest têm recebido comentários sexuais, mesmo sem ter teor adulto. Em geral, são fotos de criança brincando, tirando selfies ou fazendo pose em ambientes familiares.

Leia mais:

Na plataforma, quando o usuário visualiza esse tipo de conteúdo, o algoritmo passa a recomendar material semelhante. Essa estratégia cria um círculo vicioso e expande o alcance do material para mais abusadores.

Segundo a NBC, não há maneira direta de denunciar a prática: embora as políticas do serviço proíbam a ação, não há um mecanismo de denúncia específico — é preciso enquadrar as imagens como nudez ou pornografia — nem uma opção para denunciar pastas inteiras.

Ao site Engadget, o Pinterest disse já tomou medidas para coibir a prática. Para isso, será adicionada uma opção de denúncia com ferramentas relacionadas a conteúdo envolvendo crianças e adolescentes.

Já à NBC, a plataforma garantiu um reforço na moderação, tanto de inteligência artificial quanto humana, para flagrar os infratores mais rapidamente. Deve ser lançado, ainda, um sistema de verificação de idade para evitar a hospedagem de conteúdos de menores de 18 anos.

Combate à pedofilia e ao abuso sexual

O Pinterest combate a desinformação e outras práticas condenáveis com severidade. Mesmo assim, as ferramentas automatizadas e de recomendação ainda não impedem a atividade de pedófilos, abusadores e exploradores. Como a rede social usa imagens, os criminosos encontram lá muitos retratos de jovens — que, em geral, usam o serviço de forma inocente.

Serviços como Facebook, Instagram e TikTok também estiveram envolvidos em casos de abuso e reforçaram a segurança online. A Meta lançou uma iniciativa para combater a exposição de nudes de adolescentes: os hashes dos arquivos (informações únicas) são enviados para um banco de dados compartilhado entre os serviços participantes da iniciativa.